Zé Mironga

Zé Mironga e Rato de bueiro são dois finórios de alta estirpe, não são irmãos, nem parentes são mas se fossem, as semelhanças se justificariam. A pequena diferença fica por conta de Zé Mironga ser mais manhoso, ladino, escorregadio. Os dois são paqueradores natos, a diferença, pequena também, fica no fato de Rato de Bueiro ser mais direto, incisivo, parte pra cima e seja o que Deus quiser. E os dois tem muitas histórias. Zé Mironga tem uma que é a sua favorita e, cada vez que conta enfeita um pouco mais. Consta que o trabalho o levou a uma cidade de interior, dessas que de tão pequena qualquer visitante é uma celebridade. Zé instalou-se no único hotel, na verdade, uma pensão com o nada coerente nome de Gran Hotel; largou a mala e saiu para visitar as lojas e tentar vender seus tecidos e aviamentos.Nada, digo, nenhuma escapava ao olhar sagaz e descaradamente ingênuo do mascate. Cinco ruas e seis horas mais tarde e o Zé já conhecia e era conhecido. À noite, da salinha onde fazia sua refeição ele viu um vulto na janela em frente, um pouco mais a esquerda da janela do quarto que ocupava. Manhoso e prudente foi para seu quarto e, de lá, ficou paquerando aquele vulto na janela. E Zé Mironga ficou ali, na janela, olhando e cantarolando uma cançãozinha , tentando chamar a atenção daquele vulto de pescoço longo, uma tentação. Mas o Zé Mironga não sabia se ela era casada, noiva, se tinha namorado, e ele não saia enfiando a mão em cumbuca. A noite foi passando e o Zé ali, e o vulto lá.Pelas tantas da madrugada um sono atroz o apanhou e o paquerador dormiu ali mesmo, no parapeito da janela. Amanhecia quando Zé Mironga acordou, com uma dor danada nos costados, braços dormentes. Ao se levantar e espreguiçar a gargalhada foi inevitável ao olhar para a rua. E Zé Mironga ria tanto que chamou a atenção dos que passavam pela sua janela. Ia esquecendo. A diferença mais gritante entre Zé Mironga e Rato de Bueiro era o humor. E Zé mironga provou isso ao sair do Gran Hotel. Parou em frente à janela e cumprimentou.

- Bom dia senhorita moringa, passar bem.