O JOGO DE FINCA

O JOGO DE FINCA

Esse vem lá dos recônditos de minha infância. Basta passar uma chuvarada principalmente as de madrugada que ao surgir à manhã orquestrada por um lindo sol, que a gurizada caia de casa cada um com sua “finca”, uma haste de metal com uma das pontas afiada a fim de penetrar a terra molhada.

As regras básicas são negociadas ao inicio do jogo e podem ser disputadas agachados aos novatos e wm pé aos veteranos.

Nos locais onde a água é sugada pela terra fica uma camada macia com resistência suficiente para aceitar a “finca” e deixa-la em pé.

Surge até apostas, aquela bolinha de “gude” contra o seu pião ou a caixa de engraxate contra o aro com o gancho guia ou as figurinhas repetidas . Tudo servia para as apostas.

Havia no inocente brinquedo um risco uma pedra ocultada por debaixo da terra poderia ricochetear a “finca” e desvia-la para o rosto de algum garoto. Se falava que fulano cegara com essa brincadeira, excesso de zelo de mães preocupadas.

Fazia-se um triangulo desenhado na terra e cada jogador, até três começa a contenda. Cada um utilizando uma ponta do triangulo, consiste em jogar a “finca” e puxar um risco até o local e os outros jogadores fazem o mesmo tentando cada um cercar o outro até que o nível de dificuldade da cerca não permite que os outros contendores consigam sair do cerco, só vale progredir em linha reta.

Quando não tem mais saída o que cercou o jogo atira a “finca” no centro do triangulo fazendo um risco da última linha ao centro da mesma.

Havia os campeões mais eles eram preteridos de participar das partidas ou quando muito jogar com a mão contraria, ou seja, se era destro jogava com a mão direita e se não com a mão cega, à esquerda.

Difícil de explicar muito barato participar.

Goiânia, 12 de dezembro de 2009.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 15/12/2009
Código do texto: T1979141
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.