SUPERTIÇÕES & CRENDICES...


     Vou citar algumas das inúmeras expressões superticiosas e crendices que vêm desde os nossos antepassados arraigadas nas mentes do nosso povo, sobretudo daqueles moradores dos rincões deste nosso Brasil.
Gato preto atrai o azar, se encontrar no caminho a sorte acabou!
Não pode sair da casa a não ser pela porta que entrou, pois senão, leva consigo todo o mal que tiver na casa.
Siriema no caminho não pode cruzar para a esquerda, pois é sinal que seus negócios não vão dar certo neste dia.
Ao se levantar, nunca colocar no chão o pé esquerdo primeiro.
Quando está de sol e chovendo, está acontecendo o casamento de alguma viúva ou da raposa.
Sexta-feira 13, é dia do azar, ainda mais se for do mês de agosto.
Se alguém carregar pimenta no bolso, o pé seca e logo morre.
Pé de coelho e olho de lobo dá sorte nos negócios.
Plantar pé de tipí no lado esquerdo da casa, espanta feitiço.
Quando alguém se perde ou se afoga no rio e não conseguimos encontrá-lo, é só colocar uma vela acesa num prato sobre as águas, que o mesmo irá descer e parar no local onde o corpo está repousado.
Galho de arruda atrás da orelha, espanta o mau olhado.
Se encontrar o trevo de quatro folhas, o que seria "tetraevo" terá sorte grande nos empreedimentos.
No dia que o bebê completa 07 dias, não pode sair do quarto, senão, pode pegar todo tipo de doença.
Se deixar as sandálias emborcadas, a mãe da gente morre.
Matar uma cobra na Sexta-Feira da Paixão, livra-se uma alma do purgatório.
Quando uma gestante fica com desejo de comer alguma coisa, e a outra pessoa não lhe oferecer, fica com terçol (infecção nos olhos) ou o bebê baba muito e fica de boca aberta.
Não receber nada que alguém lhe oferecer com a mão esquerda.
Se colocar vassoura virada atrás da porta e jogar sal no telhado, corre com a visita indesejada.
Quando uma estrela cadente é vista no céu, se fizer um pedido e não contar pra ninguém, ele se realizará.
Não pode cortar os cabelos no mês de agosto, senão fica louco.
Ao fazer nossas refeições, não pode começar num local e mudar para outro antes de terminar, senão, o anjo da guarda nos abandona.
Não se pode plantar pé de jambo, pois, quem planta não come!
Na madrugada de São João, ao olhar na água a sua sombra, se não conseguir ver a silhueta das duas orelhas, é porque no próximo ano já morreu.
Se alguém for mordido por lagartixa, somente com um estrondo de um trovão ela vai abrir a boca e se soltar. (vê se pode isso)
Quando um beija-flor das penas brancas entra na nossa casa, é sinal que teremos notícias ruins.
No cerrado, quando se passa debaixo de um pé de capitão, a pessoa fica variada e perde a direção de casa.
Mulher grávida não pode carregar chave no bolso, senão o bebê nasce com o lábio palatino (partido).
Na virada do ano, não pode comer carne de galinha ou frango, porque eles ciscam puxando para trás.
Não é bom acontecer que dois irmãos se casem no mesmo dia, pois, um deles será infeliz.
Não pode passar debaixo de escada, senão tudo que for fazer sairá o contrário.
Não pode contar as estrelas no céu (o que é impossível), porque senão pra cada estrela uma verruga vai nascer na pessoa.
Se deixar as roupas ao avesso, o nosso corpo fica aberto e atraimos coisas negativas.
Se uma cobra ver uma pessoa e esta não ver a cobra, logo aparece ínguas (inchaço nas glândulas) das virilhas ou das axilas.
Se uma caoan (ave de rapina) cantar no quintal de casa, é sinal que alguém da família vai ficar doente e pode até morrer, é mau presságio.
Se apontar uma fruta nova com o dedo, a mesma não vinga e cai do pé em instante.
Criança que nasce de 07 meses ou é muito inteligente ou tem algum retardamento.
Se engolir três piabinhas vivas, a pessoa aprende a nadar.
Menino que atravessa debaixo do arco íris (como se fosse possível), quando sai do outro lado vira uma menina.
Dar três toques na madeira, isola as coisas ruins que falamos.
Se perder algum objeto, é so dar três pulinhos e invocar o "são loguinho", que logo os encontra rapidinho.
Quando uma mulher está menstruada, não pode lavar os cabelos, senão ela fica doida varrida.
Cabeça seca de boi na entrada do curral, protege o rebanho.
Quem queima bambu, taboca ou taquara, terá dor de dente.
Galo que canta fora do horário à noite (antes da meia noite), é maus pressentimentos na casa.
Quem come na panela, no dia do casamento, terá muita chuva.
Quem pula a janela, vira ladrão (e se for uma necessidade, como é que fica então?).
Quando acontece tempestade com granizos, é comum dizer que choveu flores.
Criança que brinca com brasas de fogo, e tição de fogueira de São João, faz xixi na cama.
Queimar chifre de vaca, acalma a chuva brava e a ventania.
(...) E outras mais, que cada leitor deste Recanto, de longe ou de perto, puder me rememorar, "as quais", inclusive os "comentários", com a "devida permissão dos autores", terei o imenso prazer de incorporá-las neste texto, será uma grande partilha, que não quiz colocar um ponto final ( . ) propositalmente, e sim, a reticência (...)



Nota do Autor: O nosso Brasil é um país continental e a sua cultura folclórica, superticiosa é bem diversificada, este texto é uma forma de divulgar as nossas origens e tradições. Também é um convite aos Recantistas e leitores do Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste da nossa Pátria Amada!

 Imagem: Google

Bonfinópolis de Minas - MG, 14 de Janeiro de 2010.
POETA NUNES DE SOUZA
Enviado por POETA NUNES DE SOUZA em 15/01/2010
Reeditado em 29/04/2011
Código do texto: T2030235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.