A SOPA

Jaó, um sujeito esperto, está faminto e decide descolar comida, mesmo que seja uma sopa. Pensando em sopa teve uma ideia.

Foi até a mercearia de Seu Manoel e sentou-se à porta, retirou de um saco uma panela e um fogareiro. Seu Manoel veio espiar aquele sujeito mal vestido remexendo, com muito barulho, as tralhas. Ficou parado de braços cruzados observado.

Jaó se dirige a seu Manoel:

- Bom dia. O senhor poderia me dar um copo d’água?

Seu Manoel, contrariado, sai para pegar a água e retorna entregando uma caneca.

Jaó despeja a água na panela, retira fósforos de um bolso e acende o fogo do fogareiro; de outro bolso pega um punhado de pedrinhas e as vai colocando dentro da panela.

Seu Manoel não se contém e pergunta:

- homem, tu vais ferver pedras em tua panela?

Jaó responde:

- vou cozinhar uma gostosa sopa de pedras que aprendi com os entes da floresta.

Seu Manoel, sarcástico, diz:

- pois esta receita eu gostaria muito de provar.

Jaó tira de um bolso uma enorme colher de pau e começa a remexer o caldo da panela e diz a Seu Manoel:

- então fique já convidado para experimentar uma sopa esperta.

Seu Manoel zombeteiro responde:

- com muito gosto aceito esse convite.

Jaó, provando o caldo, exclama:

- é uma delícia, mas ficaria melhor ainda com um pedacinho de toucinho de fumeiro ou de linguiça.

Seu Manoel, bastante curioso, se propõe a pegar um naco de toucinho. Retorna com o toucinho e o coloca dentro da panela.

Jaó provando o caldo diz:

- está uma delícia, mas ia ficar melhor ainda com uma batatinha ou cenourinha ou chuchuzinho.

Seu Manoel, muito intrigado e curioso diz:

- então espera que vou pegar os legumes.

Jaó continua a mexer a panela quando Seu Manoel volta com os legumes que são colocados dentro da panela.

Jaó prova o caldo e diz:

- está uma delícia, mas ficará melhor ainda com um cheirinho verde e uma pimentinha.

Seu Manoel, acreditando que o caldo está se transformando em suculenta sopa, vai buscar pimenta, salsinha e cebolinha.

Jaó pede a Seu Manoel para colocar tudo dentro da panela, depois provando da sopa exclama:

- está uma delícia, mas vai ficar muito mais saborosa com uma massinha pra engrossar o caldo.

Seu Manoel, com cara de guloso, sai a buscar um pouco de macarrão.

Jaó continua a mexer a panela e Seu Manoel retorna colocando o macarrão na panela. Jaó pede a Seu Manoel para dar uma remexida na panela enquanto retira de um bolso um enorme guardanapo de tecido e o amarra no pescoço. Retomando a colher, prova a sopa e pede a Seu Manoel para buscar um prato para que seja servido.

Seu Manoel retorna com um prato fundo e o entrega a Jaó que retira as pedras da panela colocando-as no prato de Seu Manoel.

Devolve o prato e passa a tomar a sopa da panela usando sua colher de pau.

Seu Manoel reclama zangado:

- para mim tu puseste somente as pedras!

Jaó rapidamente se levanta, recolhe a panela e exclama ao sair correndo:

- eu lhe servi o melhor da sopa!