Visita inesperada

Dois irmãos pequenos saem do quarto e encontram um homem na sala. Ele está com a mão na maçaneta da porta da rua quando é surpreendido pelos meninos.

- Quem é você?! - Perguntam os meninos.

O homem faz uma pausa. Vira-se para os meninos:

- Eu sou... o Papai Noel.

- Nesta época do ano?

- Eu... Eu aproveito o resto do ano para ver se as crianças estão satisfeitas com os presentes que ganharam no Natal.

- Mas você não deu o que nós pedimos. Você não leu a nossa cartinha?

- Eu não acredito em tudo que escrevem. Cada um dizendo que é bonzinho. Tanta bondade pra lá e pra cá que que queimei todas as cartinhas e resolvi verificar pessoalmente quem é ou não bom menino. Vocês são bons meninos?

Os meninos fazem que sim com a cabeça.

- Mas o Papai Noel é um velhinho! - Diz um dos irmãos.

- Não. Eu só ponho uma barba para me disfarçar, senão as crianças vão me reconhecer na rua. Querem que eu prove que sou eu? Observem: “Hou! Hou! Hooou!”

- Ele riu igual ao Papai Noel! - Admiram as crianças.

- Vocês podem guardar segredo? Não vão contar a ninguém que me viram?

- Ô, mãe! O Papai Noel está aqui! Ele está na nossa sala!

A mãe sai correndo do quarto, em encontro aos meninos:

- Mas vocês não estavam dormindo?

- Olha, mãe, é o Papai Noel!

A mãe olha para o homem e comenta com os filhos:

- Puxa, quem diria que o Papai Noel viria até nosso apartamento, não é mesmo, Papai Noel?

- “Hou! Hou! Hooou!”

- A gente quer presente, Papai Noel!

- “Hou! Hou! Hooou!” Eu deixei meu presente com a mãe de vocês lá na loja de brinquedos. Agora eu tenho que ir. Comportem-se crianças. Feliz Natal! “Hou! Hou! Hooou!”

O homem sai do apartamento, para o alívio da mãe, que sai com os meninos para buscarem seus presentes na loja de brinquedos.

À noite, durante a janta, os meninos comentam com o pai:

- Ô, pai, hoje nós vimos o Papai Noel.

A mãe olha sorridente para o pai:

- Essas crianças...!

O pai limpa o canto da boca com o guardanapo, bem calmamente, e responde aos filhos:

- Olha, filhos. Esse ano vocês já viram o Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa, o Homem do Saco...

- E o Saci Pererê, pai! - Lembram as crianças.

- O Saci Pererê??! - Espanta-se a mãe.

- Essas crianças...! - Responde o pai, sorridente.

Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 10/02/2010
Reeditado em 02/04/2014
Código do texto: T2080106
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.