LAVANDO A ÉGUA

lavando a égua .

...Causos de Minas  5

lavando a égua é um causo de Minas que vem desde o século XVIII.

 

 Os ingleses iniciaram a exploração do ouro na região metroplitana de Belo Horizonte em 1701. As condições de exploração eram precárias: tanto no que concerne aos equipamentos, quanto à mão de obra. O transporte do minério era feito nas costas dos animais. Algumas éguas ficavam dentro das minas o ano inteiro, saindo de lá apenas na sexta-feira da paixão - data que sempre fora resguardada pelos ingleses e os trabalhadores. Assim, as éguas só podiam ver a luz do dia  nesta data.

 A criação, na verdade, era bem tratada. Os ingleses trouxeram  uma erva para dar de comer a elas: a tiririca.Os animais se fartavam em comê-la. De fácil  plantio  e de  crescimento rápido, a tiririca se alastrou pela região a tal ponto que, até eu, que nada tinha a ver com a história, quando pequeno, ia fazer canteiros para plantar hortaliças para a minha mãe, tinha que cavar aproximadamente 20cm de profundidade e peneirar a terra para livrá-la dessa erva daninha. Seu rizoma é difícil de dar cabo. A planta brota com muita facilidade, acabando assim,com quaisquer outras por perto.

 

A tirirrica - erva daninha para nós -  tinha muita importância para os ingleses e nem fale, para as éguas. Mas não era só para eles que a erva era importante, não. Para os chineses ela é uma planta sagrada, pois suas raízes possuem o poder de paralisar a queda de cabelos, restituindo o seu crescimento ( segundo causos da China e não causos de Minas ! ).Também, os Pais de Santos utilizam desta folha para agradar aos Orixás: Ogum Guerreiro e Ossaim - deusa das folhas.

 

Mas retornando ao causo de lavando a égua, todos no fundo da mina ficavam impressionados com a limpeza das éguas. Os trabalhadores  se revezavam em três horários e cada um que pegava um turno, queria dar banho na égua que carregava o minério em seu dorso.

 

Moral da história: era lavando a égua que podiam retirar o pó de ouro que caía das pedras dos minérios e impregnava em seu pelo.

 

Nós temos contado alguns causos de Minas; se você não os recebeu e quiser recebê-los via e-mail, agora, é só nos solicitar e os remeteremos com prazer. Caso você conheça algum causo que julgue interessante, e queira torná-lo público, é só nos enviar que o contaremos.

E você já adquiriu a obra Contos, causos e cousas de Minas? Não? Então nos peça que mandaremos entregar em seu domicílio.

A venda é somente em Paper Book. Devolva-nos nestes e-mails: acalazans@oi.com.br, obra,calazans@yahoo.com.br, obra.calazans@gmail.com e faremos contato.

 

Antônio Calazans