A bendição/maldição das Carrancas do São Francisco

A maldição/bendição

das carrancas

do

são francisco

Vem de Pirapora- cidade mineira banhada pelo Rio São Francisco a história das Carrancas.

O rio que abrigava muitos peixes, deixou de dar serventia aos pescadores em uma determinada época - sem explicação convincente aos seus usuários. Os peixes que eram fonte de alimento para a população ribeirinha, deixaram de sê-lo.

Contam que, mesmo aqueles pescadores que desafiavam as águas caudalosas e enchiam suas embarcações de pesca, ao retornarem, os peixes iam caindo um-a-um de volta ao seu leito para o desespero do grupo pesqueiro. Será cousa do outro mundo ? Eles se perguntavam.

Já se comentava que, seres invisíveis, julgando serem os pescadores pessoas com o propósito de maltratar as espécies que habitavam os rios, agiam em nome dessas como sendo seus protetores.

Foi então que, seu Matias, em conversa com seus colegas, passou a fazer as seguintes ponderações:

_ Não sei se vocês ouviram a história dos Vikings – povo guerreiro que viveu por volta dos anos 800 e que habitavam a região fria do Norte da Europa, na Escandinávia. Segundo alguns, eles viajavam em barco, tendo à sua frente uma cabeça de dragão que diziam servir para afugentar as forças ocultas advindas das águas. E comenta-se que eles já navegaram por aqui, também; por estas águas. Não sei se deixaram por aqui algum ranso ou remanso.

O outro causo é das Caravelas portuguesas _ continuava o pescador argumentando com seus companheiros _ que carregavam uma Cruz de Malta, ou Cruz de São João, símbolo do guerreiro cristão que fez de Malta sua base e quartel-geral. A cruz servia como guardiã dos homens que nas caravelas embarcavam.

_ Lá em casa, todas as vezes que eu embarco, minha mulher diz sentir alguma mudança nas coisas: ou é a samambaia que murcha, ou é o passarinho que perde o canto, ou é o gato que se arrepia. Então vamos criar algo que sirva de amuleto para nos defender de alguma bestagem que vier por aí. Vamos fazer algo bem grande como o que nossos antepassados faziam. Que seja algo de cara bem feia para assustar quem quer que seja.

Daí surgiu a Carranca ( de cara bem grande ) para proteção de uns e para afugentação de outros.

Atualmente as carrancas são fonte de renda dos artesãos da região. Servem para adornar ambientes e para, os mais místicos, correr com o mau-olhado.

Profº Calazans