Deu com os burros n'água

Deu com os burros n'agua

Um episódio marcante na Guerra dos Emboabas foi o da emboscada na região da antiga Fazenda do Córrego – entre Tiradentes e São João Del Rei que ficou conhecido como Capão da Traição.

Era uma região bem descampada com algumas árvores estratégicas para uma tocaia. À frente, uma clareira que chamava atenção a quem estivesse acuado e convidativa em prosseguir carreira. Era ali, ali o local que os paulistas escolheram para realizarem a retomada triunfal das jazidas de pedras preciosas, no vale do Rio das Mortes.

Os emboabas ( forasteiros ) após desbancarem os paulistas da garimpagem do ouro em Minas, acharam-se donos de seus narizes e senhores de si.

Mas os paulistas não dando por vencidos, após cederem terreno, se estabeleceram numa região próxima, num capão, armando uma arapuca para os emboabas. Os que bateram em retirada, pediram aos índios que atraíssem os rivais até ali e, então fechariam o cerco e ocorreria das duas, uma: ou eles se renderiam, ou levariam chumbo nas asas.

Quando a tropa dos emboabas chegou e percebeu o golpe, tentou avançar montada em seus animais e deu com os burros n'agua, pois havia um córrego à sua frente e ela então, foi obrigada a voltar e combater com os paulistas.

Mas, Joaquim Silvério dos Reis tinha em quem se espelhar um século depois, pois o português Bento do Amaral Coutinho, vendo o seu capataz ser batido e com receio de perder o combate, convenceu os paulistas a baixarem as suas armas e jurando à Santíssima Trindade, prometeu-lhes uma situação mais confortável, caso chegassem a um acordo.

Bobinhos! Que bestagem danada! Isso foi coisa prá grego ver! Desarmados e acreditando nas palavras do lider adversário, os paulistas, em número de 300, foram mortos impiedosamente pelos forasteiros – os emboabas.