Palhaço é você

Estava caminhando no calçadão da praia, quando avistei uma jovem mulher um pouco a frente, com um macacão colorido, calça larga e maquiagem de palhaço.

Sua vestimenta era pesada e o pior é que estava fazendo um calor daqueles que nem os canguaceiros consegueriam encarar sem reclamar.

A garota, sorridente, entregava panfletos e falava de algum produto de uma empresa safada, de algum patrão safado que a colocou pra ralar justo naquele lugar escaldante.

Enquanto isso, muitas das pessoas que passeavam pela rua numa boa, estavam rindo da desgraça daquela criatura que fazia suas tristes palhaçadas para ganhar o seu pão de cada mês.

Na verdade, muitas daquelas pessoas queriam que essa “palhaça” se comportasse semelhantemente à hiena junto ao coelho de uma famosa fábula:

Em certo dia, a hiena se aproximou da casa do coelho, por causa do cheiro forte da urina. Ao ver o coelhinho com aquela imensa ninhada de filhotes e aos beijos com sua namorada, observou: Somos tão diferentes! Você come alface, cenoura, repolho, couve, tudo fresquinho e cru. Argh! Que horror! E ainda namora a cada três horas! Tem a casa cheia de pirralhos… E como é sua comida e sua vida? Pergunta curioso o coelhinho. A hiena explicou: Eu só como fezes e carnes podres… E o namoro? É uma vez só no ano. E a hiena se afastou com sua risada… Hahahahaha! O coelho sem entender nada, irritou-se com a hiena.

Entre caretas e gargalhadas o circo estava armado. Fazia horas que trabalhava. Sua maquiagem começou a derreter em seu fino rosto. Um adolescente, aproximou-se e começou a falar alguma asneira pra ela.

A moça parou de sorrir e olhou fixamente pra ele e disse:

- Eu sou você amanhã!