Devagar, abestado

Vai Devagar, Argemiro, tá correndo demais; vai dar de cara com uma blitz. Diminui, Argemiro.

- Deixa de ser abestada, mulher. Estamos no meio do nada nesse nordeste de Deus, um sol de rachar quengo. Que polícia besta vai ficar cozinhando os miolos?

- Pra seu conhecimento, abestado é o pai dos seus filhos, e se você não notou, acaba de passar por um radar móvel de algum policial que resolveu cozinhar os miolos .

As crianças riram com os olhos pra evitar o esculacho que viria.

- $*&#####***$$$##$* Isso é que se chama de boca de sogra.

E Argemiro foi encostando o carro enquanto um policial se aproximava lentamente, sem pressa.. E, sem pressa disse.

- Cidadão, boa tarde. Queira, por gentileza levar seu carro até aquele cajueiro grande alí na frente pois não dá pra conversar debaixo desse sol, concorda?

Argemiro sorriu, mais por dentro do que por fora pois já entendera o recado.

- Concordo sim, sargento

- Nâo sou sargento, sou cabo

- Mas tem tudo pra ser sargento é só não esmorecer.

E sorrindo por dentro Argemiro conduziu o carro para a sombra do imenso cajueiro. O policial veio devagar, sério, compenetrado.

- O senhor sabia que passou correndo de um tanto que até travou o radar? e travou em 130 km por hora

- E foi?

- Foi

- E agora?

- Agora a gente precisa chegar num bom têrmo. Nâo quero estragar seu passeio, mas o senhor sabe que sua ligeireza estragou o radar. Nâo quero lhe multar pois vejo pela sua cara que o senhor é home de bem. E também não quero deixar sua mulher e seus filhos mofando nesse solzão enquanto escrevo a multa, né?

- Claro, claro. Vinte reais ajuda?

- Que que é isso, cidadão, quinze já tá de bom tamanho, mas se o senhor insiste, seja feita a vossa vontade.

- Pois é, eu insisto

- E eu cedo à sua insistência. E em atenção à sua gentil pessoa vou lhe dizer que o senhor pode descer o pé porque daqui pra frente não tem mais nenhuma blitz.

Argemiro dessa vez não fez questão de rir pra dentro e soltando uma bela gargalhada saiu cantando pneus.

- Argemiro, manera, vai devagar homem de Deus.

- Você não ouviu o sargento?...

- Cabo

- Tanto faz, cabo ou sargento, ele disse que não tem mais.......

Tinha.

- Vai devagar....abestado.