O corajoso

( _ )

° °

Tonhão era homem trabalhador, bom de prosa, mas pouco entendia da vida dura dos pioneiros e desbravadores das densas matas do norte do Paraná.

Viera de onde nunca se tinha visto ou falado de onças, javalis e cobras grandes e por isso, as conversas da vizinhança aguçava sua curiosidade.

Numa dessas conversas, acabou sendo convidado a participar da caçada a uma onça que a noite vinha atacando os animais domésticos.

Tonhão não se fez de rogado e querendo impressionar os novos amigos e vizinhos foi logo avisando:

- Vocês sobem o morro com os cachorros e provocam o bicho, eu fico aqui esperando a onça. Quando ela aparecer, deixem comigo!

Dia e hora marcados, noite em prumo, lá se foram os companheiros morro acima atrás da onça. Tonhão, sozinho no pé do morro esperava.

Sem fazer nenhuma idéia de como seria o tal bicho e o que faria qdo o visse, andava de um lado pro outro numa angústia que já não conseguia conter.

Não demorou muito mais e já se ouvia o ladrar dos cães e os gritos do companheiros. Mil pensamentos atravessaram o cérebro de Tonhão, acelerando seu coração...

- Se a onça for muito grande...?

- Se não conseguir acertá-la na primeira...?

- Se.... se... ? ? ?

Sentindo que o bicho se aproximava, Tonhão, tomado de pavor, juntou todas as suas forças e pôs-se a correr, mas quanto mais corria, mais sentia o bicho roçar-lhe o traseiro, quase a pegá-lo.

Pega daqui, pega dali, de tanto correr Tonhão chegou finalmente a cerca de arame farpado de seu sítio. Sem muito pensar, atirou-se por debaixo da cerca.

Mas para seu azar, sua calça enroscou-se. Batido pelo cansaço e no auge do medo e da morte eminente, bradou:

-COME ONÇA! COME QUE OCÊ TÁ COMENDO É UM HOME!

Silêncio total e como nada acontecia, Tonhão passou a mão no traseiro e só então percebeu que atrás de si não tinha onça nenhuma!

Eram as palhas milho, de fazer seus cigarros, que lhe roçavam o traseiro!

Terê
Enviado por Terê em 06/08/2010
Reeditado em 24/09/2013
Código do texto: T2422945
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.