Reminiscências 20

O “Peque” da tia Maria

Este texto não foi escrito por mim, apenas complementado. Foi uma bela lembrança da minha irmã Maria Auxiliadora (Dora) que resolveu registrar e trazer aos amigos do Recanto. Por também fazer parte de nossas reminiscências, espero que gostem.

Portanto se couber algum comentário, favor dirigir-se a ela. Obrigado. Paulo Kostella

Eu vivi uma infância linda, simples, mas de grande aprendizado. Quando leio os escritos do meu irmão Paulo, me emociono muito, por termos quase a mesma idade e estar sempre com ele naquelas ocasiões e, graças a Deus, até hoje.

Lembro-me de algumas passagens que me marcaram para sempre.

Perto de nossa casa na roça, tinha uma família muito querida, nossos tios Maria e João Eva e nós sempre estávamos lá e as vezes acabávamos até dormindo na casa deles.

Pois bem, todas as vezes que chegávamos na casa de meus tios, eu pedia a tia Maria para que ela me fizesse “peque” (uma espécie de bolacha feita com trigo e ovos e leite) e assado na frigideira em seu fogão a lenha e que pra mim era muito especial.

Por ser uma família muito simples e de poucos recursos, as vezes diante do meu pedido ela respondia docemente: “Ah minha filha, hoje não temos as coisas preparadas”. Significava que algum ingrediente estava faltando e meu pedido não poderia ser atendido.

Confesso que eu ficava um pouco triste mas logo em seguida íamos brincar lá fora num enorme quintal e tudo ficava bem.

Aprendemos que, é nas dificuldades que podemos extrair as grandes lições e são das coisas mais simples que trazemos nossas melhores lembranças.

Muito obrigado

Dora