O Fardo

(Autor desconhecido)

Muitas pessoas reclamam muito e dizem que seu fardo é muito pesado e sempre olham para o fardo do próximo, achando que o seu é sempre pior.

Malhado era um cavalo forte e alto e todo convencido, se alto titulava como o gostozão. Ele iria pegar um fardo na estação e levar para a cidade vizinha, ao chegar na estação, se deparou com um burrinho que foi contratado para o mesmo tipo de serviço.

Malhado muito esperto, tomou a frente da situação, entrou no galpão e viu 2 fardos, um fardo grande porem muito leve, era um fardo de espuma e o outro era menor porem continha sacos de açúcar, muito pesado, além do mais eram sacos finos, parecia uma peneira fina. Percebendo que o burro não sabia o que havia nos fardos Malhado Disse:

- Burro! Para você ver que sou um cara legal, fico com o fardo grande, pois sou maior e mais forte.

Amarraram bem os fardos em suas costas e partiram logo cedo com Sol forte, aquele açúcar mais fino que despendia da dos sacos caiam sobre o Burro suado, melando todinho e o Malhado, sem muito esforço, hora conversava, hora cantarolava, “ Que sorte desse Burro ser tão ‘burro’”, Pesou o cavalo.

Já passava do meio dia, Quando o tempo virou para chuva, e se via a chuva que caia pesada no alto da serra, eles apressavam o passo mas pouco adiantou, pois a chuva já começava a molha-los, quando se depararam com um riacho que cortava a estrada.

O riacho era bem largo, porém pouco profundo, daria para atravessar tranqüilo, sem molhar os fardos, só que quando estavam no meio da travessia, o nível do rio subiu rapidamente com a água que descia da serra. E lá estava os dois sendo levados pela correnteza.

O Burro coitado, que estava com todo aquele peso, estava alcançando a margem do rio, pois o açúcar diluiu com a água e seu fardo foi perdendo peso, até que ele saiu do rio somente som sacos vazios. Já o Malhadão, “esperto” teve seu fardo ( de espumas) encharcado de água e cada vez mas pesado, Não conseguiu sair do rio com vida.

“ Por mais que o fardo de outra pessoa seja aparentemente mais leve, Não queira troca-lo, cada um tem o fardo que merece.”

O Velhão
Enviado por O Velhão em 18/09/2010
Reeditado em 23/09/2010
Código do texto: T2506311
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.