“BONS TEMPOS AQUELES”

Por: Lindoval Rodrigues Leal – Cap BM

A Academia de Bombeiros deixam marcas e recordações que ficam para sempre nas nossas vidas. São momentos que, depois de passado o tempo, verificamos o quanto foi importante o convívio com os nossos colegas de turma e com os instrutores durante os três longos anos de curso.

Esse período de aprendizagem é essencial para que hoje possamos prestar um serviço de qualidade à sociedade e de manter o padrão da Instituição Bombeiro Militar junto à população, que, diga-se de passagem, é a que ostenta o maior índice de confiabilidade e credibilidade dentre outras profissões.

Fiz o meu curso de formação de oficial em Belém-PA, mais precisamente na Escola de Formação de Oficiais – EFO, da qual me orgulho muito, juntamente com quatro amigos daqui do Estado de Rondônia. Foram anos inesquecíveis, onde pude vivenciar muitas estórias engraçadas acontecidas na caserna, a qual passo a narrar uma, acontecida bem no início do curso:

Meados do mês de março do ano 2000, os "bixos" estavam quase que extenuados depois de uma noite de "ralo" da "suculenta quarentena”.

Na sala de aula, ainda no primeiro horário, instrução do temido “Capitão Linguiça”. A turma receberia o uniforme de prontidão que acabara de chegar e o "bixoforme" seria aposentado.

Todos estavam apreensivos, com um medo danado de "torar" durante a instrução, afinal o "Capitão Linguiça" só mandava "amassar" acima de “30 flex”, depois de dar um gritão na orelha do "Bixo", que ficava todo desnorteado.

Começou chamando pela numeração: "182, avaaaança! Pega teu uniforme Bixo muquiço e “amassa trinta". 183, Avaaaaança...Lá pelas tantas um Bixo “bisonho”, faz uma pergunta mais bisonha ainda! O "Capitão Linguiça" olha para o "voador" e brada: " a partir de agora é compleeeeeeta! Pra deixarem de ser bisonhos. Todos ficaram atônitos, pois não sabíamos, ainda que significava uma "completa". Alguém no fundo da sala, balbucia: "permissão Senhor! Mas, o que significa uma completa??" Bem senhores, responde o "Cap Linguiça" - são 50 Flexões, 50 Abdominais, 50 Polichinelos, 50 meios sugados... - O próximooooooo! - "Permisão Senhor! DESLIGAMENTO!!!!" - Era o Cara de Bebê que tinha sucumbido a pressão e estava “pedindo pra sair”. Ainda bem que ele voltou atrás... Bons tempos aqueles!

Para melhor entendimento, listo o Dicionário de palavras do linguajar utilizado na Academia:

a) Bixo (com x mesmo!): Aluno novato, só anda assustado e em bandos;

b) Ralo: Instrução de maneabilidade geralmente no período noturno, mais precisamente na madrugada;

c) Quarentena: Quarenta dias de internato na Academia;

d) Capitão Lingüiça: Apelido dado por nós alunos, a um dos melhores oficiais Instrutores da Academia (ele nunca soube) – hoje já é Major;

e) Bisonho: Aluno inexperiente;

f) Voador: O mesmo que bisonho;

g) Completa: Bateria de exercícios físicos;

h) Amassar: O mesmo que executar flexões de braço;

i) Flex: Flexão de braço;

j) Cara de Bebê: Apelido dado a um dos alunos – Hoje é Capitão em Belém-PA

Autor: Lindoval Rodrigues Leal

Porto Velho-RO, 08 de Outubro de 2010.

lealrodrigues
Enviado por lealrodrigues em 08/10/2010
Código do texto: T2544826
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.