Uma moratória
 
 
Um grande industrial poderoso trabalhava incessantemente voltado aos seus negócios e aos interesses da sua numerosa familha . Repousava muito pouco em sua vida sempre , pois sempre havia algo pra fazer , lazer nem pensar as vezes era até nos domingos de serões ele estava em sua industria . E não havia nenhum setor em sua indústria que ele não conhecia.
Certo dia numa noite ao sair da fabrica com seu carro de luxo , preocupado como sempre com muitos problemas de suas atividades distraiu-se e, numa fração de segundos aconteceu um desastre terrível . Um caminhão veio no sentido ao contrario perdeu o controle da direção, e sem freios e pegou ele de frente . Foi um estrondo terrível e tudo ficou escuro e um silêncio se abateu sobre aquele acidente . Logo pessoas veio ao socorro .Uma pessoas viu que mesmo bem ferido o empresário ainda respirava com dificuldade e o tirou do carro pois poderia explodir .
 
Logo ele estava em seu leito de dor, com o seu corpo todo fraturado em diversas partes rupturas de músculos e com abalo de na base do crânio,ele agonizava em seu leito .A morte se postava ao seu lado esperando o momento oportuno. Parentes oravam na sala de espera aguardando o parecer dos médicos sobre sua saúde. Entretanto passados os primeiros instantes de perturbação e de choque , o espírito  do industrial acordou .Se vendo semi desligado do seu corpo e envolvido em ataduras , e recebendo sangue e soro, logo teve de imediato um estante de segundo de noção da realidade.  Sentiu que seu corpo físico vivia seus derradeiros instantes na terra. Apesar do acidente, ele não sentia dores nem sofrimento material. Ao contrario gozava de uma leveza e uma certa sensação repousante de sono . Logo pensou nos seus filhos em sua esposa nos negócios. E agora quem iria cuidar dos seus negócios, como isso vinha acontecer e por que disso tudo, se fazia muitas perguntas e poucas respostas ele via . Quem poderia agora cuidar de seus negócios se ele sempre fazia tudo sozinho sem permitir que alguém conhece os segredos de sua administração . E agora como deixá-los assim, ignorantes de tudo sem sua proteção definida. Então naquele estantante supremo, racionou que se a vida poderia continuar depois da morte, se um ser supremo comandava os destinos humanos , haveria de concede-lhe um pouco mais de tempo na terra.
Haveria de lhe dar oportunidade para volta de novo pra terminar sua missão de ao menos encontrar alguém pra dirigir seus negócios .E assim deixaria sua situação financeira definida.
 
E ele com todo sua força mental direcionou seu pensamento a Deus em um apelo veemente para lhe conceder uma moratória .E tal foi a sua força em SUS prece , tal sua sinceridade com que foi formulada que imediatamente , viu como de imediato a presença de um ancião, com a serenidade estampada no seu rosto , manifestou-se. Ele pode ver também que ao lado do seu corpo havia dois enfermeiros de aparençência bastante elevada , guardavam apenas a ordem para cortar em definitivo os laços que ainda lhe prendiam o espírito preocupado ao seu corpo que durante pouco tempo lhe dera guarida. Ele percebendo que o momento era definitivo e decisivo se postou aos pés do ancião, rogando-lhe humilde: - Mensageiro do bem! Sei que se preparam para levar-me não temo a morte porque sinto agora que esta é a verdadeira vida. Com tudo ainda sou muito moço !Deixe-me viver na  Terra mais um pouco .O tempo suficiente pra por toda meus negócios em ordem e amparar minha família. Jamais eu coloquei alguém a par dos meus negócios sempre fui um homem que sempre gostei fazer tudo sozinho. Sempre temia a inveja e ambição dos homens. Não queria que minha esposa ou meus filhos soubessem dos meus afazeres, pois poderiam abusar nas despesas . Eu jamais poderia imaginar que iria morres assim tão novo. Tencionava um dia mais tarde regularizar tudo .Por favor dei-me ficar !
O ancião moveu negativamente a cabeça  enquanto dizia.
-Você tiveste inúmeras oportunidade de cooperação em seus negócios e inúmeras amizades foram colocadas junto aos seus familiares , mas a pretexto das múltiplas ocupações , afastaste a todos com tua indiferença . Nasceste na terra investido da sagrada missão de amparar , pela tua industria , todos aqueles que no passado prejudicaste, confiscando-lhes os bens , condenando-os aos horrores da inquisição , deixando-lhes as famílias ao desamparo , atirando a todos a morte no suplicio do martírio ou na fogueira . Devias desenvolver todos esforço , por meios do trabalho para construir um patrimônio decente , oferecendo-lhes condições de vida que levasse a categoria de seres humanos, devolvendo-lhes, por meio da oportunidade de trabalho e de assistência social e dificante , tudo quanto lhes fora arrebatado anteriormente.Porem , nada disso fizeste. Pagava o mínimo possível, explorava o esforço de cada um de seus funcionários em proveito próprio. Não ofecia condições de progresso ou alguma melhoria , sempre tratava-os como inimigos seus , com intolerância e desprezo. Agora e inútil se preocupares. É tarde! Não podes voltar por agora. A lei o chamou ao reajuste , contudo , nada receis. Ninguém é insubstituível. Todo patrimônio na Terá só se estabelece com a vontade de Deus , que por ele zela, reservando-se o direito de redistribuí-lo quando melhor lhe pareça, em benefícios de todos .