O enterro no cemitério de gavetas

O enterro no cemitério de gavetas

Causo hilário é o de Pedro Maquiné.

Segundo ele próprio e seus amigos, Pedro é muito brincalhão,mas mal-humorado; tanto, tanto que até sua mulher chega a reclamar de sua caturrice.

_ Pedro chega a ser casmurro até mesmo em dias cinzas. Comenta ela.

Na roda de amigos, ouve mais e fala menos; e, quando fala respinga em todos os amigos. Ele possui um modo próprio de expor suas déias, sua opinão.

Esbravejador, chega a chamar a atenção das pessoas que não o conchecem.

_ Está brigando? Perguntou uma pessoa que se reunia conosco pela primeira vez.

_ Não ! Ele é assim mesmo; hoje até que ele está calmo. Comentou seu amigo Luíz.

Toninho, emendando a fala de Luíz, disse:

- Isto aí, nem sua mulher aguenta !

_ Sabe o que ela me disse, um dia? Perguntou Toninho.

- Toninho! Eu gostaria – quando meu esposo morresse - que ele fosse enterrado num cemitério de gavetas. Então Pedro retrucou:

_ Tá vendo, Toninho ! Minha mulher gosta tanto de mim, que deseja que eu seja enterrado no cemitério de gavetas, em Sabará, para oque s bichos da terra não me devore, viu?

Segundo, Toninho, a esposa o interrompeu, dizendo:

_ Não, não, Pedro ! Aquele cemitério não serve, não. Aquele, de Sabará, é de gavetas na horizontal. Para o seu caso, eu gostaria que fosse um cemitério de gavetas na vertical, e que te enterrase de cabeça para baixo. Pois, sei lá ! Imagina se você retornasse à essa vida, aí, quando mais você cavasse, mais entraria terra abaixo.