SAPO OU MORCHÉ ?

     No  final da década de 60, ainda no Governo Militar, devido as altas taxas de analfabetismo no Brasil, resolveram então criar,
     O Movimento Brasileiro de Alfabetização- MOBRAL .
Criado pela lei número 5.379, de 15 de dezembro de de 1967, no mandato do então presidente, Marechal Arthur da Costa e Silva(Marechal Costa e Silva)1967/1969.                                                                             Que propunha na sua esência a alfabetização de jovens e adultos, com o objetivo de "conduzir a pessoa humana a adquirir técnica de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-lo a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida" e com isso amenizar o analfabetismo que era gritante em todo país.
     Em Bonfinópolis de Minas, No Noroeste  Mineiro, rincão perdido  entre o vale do Paracatu e Urucuia, região outrora percorrida pelo poeta que amava o sertão o glorioso Guimarães Rosa, o Movimento Brasileiro de Alfabetização só chegou em meados da década de 70, já no mandato do presidente, Marechal Emílio Garrastazu Médici (General Médici)1969/1974.Em sua estrutura o MOBRAL contava com o apoio do Governo Federal, Estadual e Municipal, e em Bonfinópolis, além do poder municipal local, contou ainda com o apoio incondicional  do pároco local, homem muito dedicado tanto Ccom as quetões religiosas, como com qualquer coisa que fosse para melhorar a qualidade de vida, do povo Bonfinopolitano.
     Para ministrar as aulas, foram contratados alguns professores, dentre eles uma jovem professora recém formada, e na turma de alunos pessoas de nível social elevado, mas sem nenhuma escolaridade.
     Dentro dos trabalhos a serem desnvolvidos em sala de aula, chegou a hora das atividades pedagógicas do estudo de palavras com divisão silábica,e chegando a vez de uma das alunas a professora mostrou-le a palavra SAPO e disse:                                                                             ___Vamos lá: S com  A é igual a SA, P com O é igual a PO, que palavra formamos ?
     A aluna sem titubear respondeu:
___ MOR- CHÉ !
      A professora um pouco assustada com a resposta, mas com a calma que só professor tem, voltou se para a classe para conter alguns sorrisos e disse a aluna:
___ Não senhora, a sua resposta está errada, mas preste atenção aqui comigo,S com  A - SA, P com O -PO.                                                                                                                ___Agora sim, que nome formamos ?
     Novamente veio a resposta da aluna: ___MORRRRRRRR___CHÉEEEEEEEEE!
     Em meio a sorrisos de toda classe, a professora chamou a atenção dos alunos, e propôs a mudança para uma nova palavra,  quando ouviu da aluna a seguinte explicação:      
___Saber eu sei, mais é que eu não falo o nome desse bicho que dá azar.
     Então fica aquí a pergunta, o nome é sapo, morché, cururu ou dicoque e falar o nome dá mesmo azar ?

IMAGEM:BLOG-DA-BETH-BLOGSPOT.COM
FONTE:WIKIPÉDIA,a enciclopédia livre