COSMOPOLITA VERSUS CAIPIRA

Cosmopolita: Por que você está cortando esta árvore?

Caipira: Para ascender o fogo no meu fogão.

Cosmopolita: Você sabia que esta árvore é madeira de lei e não pode ser cortada?

- A única lei que conheço é a da sobrevivência. Estou cortando este pau para cozinhar meu feijão.

- Você não sabe que existe fogão a gás.

- Então traga um para mim.

- Só se você me der o dinheiro.

- Como não tenho este fogão também não conheço esta palavra.

- Dinheiro, money, um papel que todo mundo adora.

- Não preciso desse papel para ascender meu fogo porque tenho palha de milho.

- Deixe de ser idiota, com dinheiro você compra fogão, milho e comida pronta.

- Onde a gente arruma esse papel?

- É só ir para a cidade trabalhar. Você trabalha para os outros e eles lhe pagam em dinheiro.

- Como assim?

- Você fica um mês inteiro na cidade varrendo as ruas e no fim do mês a prefeitura lhe paga um salário mínimo.

- Isso dá para comprar o quê?

- Dá para comprar vinte frangos.

- Mas você acha que eu vou viver só comendo frangos?

- Isto é só um exemplo porque com este salário você vai ter de pagar luz, gás, água, transporte, impostos, remédios, material escolar para os filhos, pão, etc., etc.

- Deixa eu cortar meu pau para arrumar uma lenha?

- Pensando bem, acho que você está certo.

- Ainda bem que você concordou com meu fogão porque este tal de gás costuma cheirar muito ruim.

- Você já cheirou algum?

- Do tal gás de cozinha não, mas no gás que sai de você percebi que minha vida é muito melhor que a sua.

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 28/01/2011
Código do texto: T2757922
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.