CUMPADRE DO RIO TIETÊ

O pior defeito de um povo é ter a memória curta. Em toda eleição os políticos brasileiros prometem mundos e fundos, não cumprem quase nada e depois de quatro anos voltam com a mesma ladainha.

Encontro de dois compadres do interior de São Paulo que moram às margens do rio Tietê.

- Ô cumpade, cê tá bão?

- Tô nada, sô.

- Pro caos de quê?

- Cê sabe que a coisa queu mais gosto é de pescá, num sabe?

- Sei, cumpade.

- Cê lembra quando nóis pegava aquês peixão no rio tietê?

- Lembro.

- Pois é, nóis num pega mais nada, só sujera, né?

- É, cumpade.

- Mais eu inda fico ali, ca varinha na mão, memo sem pegá nada, fico sonhando caquele tempo que o rio era cheio e limpo cum tanto de peixão.

- Cumpade, enquanto cê tá cá vara na mão, tá bão proquê é bão pra suas idéia.

- É, mais a gente vai ficano véio, as idéia vai ficano pió, a vara tamém num tem mais aquela firmeza pro farta de prática de pegá arguma coisa e a gente vai ficano triste, meio engruvinhado.

- Será pro caos de quê que o rio tá secano desse jeito?

- Cê sabe que o rio passa lá na capitar, num sabe?

- Sei.

- Tão falano que o povo de lá tá bebendo a água tudo.

- Inda bem queu nunca fui lá; tem que tê muita gente pra bebê aquele aguão que passava puraqui uns tempo atráis.

- É cumpade, mais tem uma coisa queu fico matutano.

- Qualé cumpade?

- Minha fia, que estuda lá na cidade, me falou que a capitar ficô desse tamanhão por caos dum povo que veio dum tar de nordeste porque lá num chove.

- E daí, cumpade.

- Será quesse povo num tá mandano nossa água pras terra des não?

- Cumo cumpade, se todo mundo fala que o tar de nordeste fica bem no arto do mapa do Brasil? Cumé que a água vai chegá lá?

- Mais cumpade, todo mundo também num fala que a luz é cara proquê teve um presidente nosso que deu nossa água lá pro exterior que fica bem mais pra cima no mapa da América?

- É cumpade, esse mundo de hoje tá custoso de intendê.

- Uns tempo atráis quando a prosa ficava ruin nóis ia pescá. O quê que nóis fais agora?

- Bamo fazê umas lamparina cumpade?

- Caos de quê cumpade?

- Todo dia que apago a luz da cozinha minha muié fica brava e manda eu fazê umas lamparina prela ascendê quando quizé.

- Mais e senóis num achá querozene pra comprá?

- Nóis planta um capão de cana.

- Boa idéia cumpade, nóis vai clareá tudo sem medo das conta sô.

- Antão, mais num conta pros outo não.

- Caos de quê?

- Vai cumeçá cum falação e é perigoso o guverno mandá aques tar de florestar murtar a gente.

- Mais proquê?

- Nossos pedaço de terra tá na berada do corgo, isqueceu?

- É memo. Daqui uns tempo será quesse povo da cidade vai deixá nóis rezá?

- Sei não....

- Nóis num pode pescá, nóis num pode caçá, nóis num pode tirá água do corgo, nóis num pode quemá umas coivara, nóis num pode cortá uma arve pra cuzinhá o fejão, nóis num pode dá uns tapa num fio mais muleque, nóis num pode tê arma pra matá arguma onça; daqui uns dia es vai proibi nóis de fazê a arte...

- Sê priciso não cumpade, nessa toada que vô indo num vai nem pricisá da lei...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 19/02/2011
Código do texto: T2801785
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.