A PERERECA

- Bão cumpade?

- Bamo levano.

- E a cumade?

- Hoje tá inté filiz proquê a fia tá na área.

- Antão tá é munto dos bão cumpade!

- Nada cumpade, invêiz de prusiá eas fica infurnada lá na televisão!

- ...

- Mais qualé as nuvidade lá da venda?

- Onte me contaram uma história de perereca...

- Fala baxo cumpade!

- Mais perereca num pode falá!

- Uai cumpade, cê sabe que nóis tem que dá o tar de respeito.

- Mais antão vôimbora cumpade; tô na missa não!

- Discurpe cumpade; é que quando minha fia aparece perco a noção; fico quenem uma perereca pulano na frente duma cobra...

- Mais era disso memo que quiria falá!

- Antão...

- Disse o Zé do Gôlo que teve uma perereca famosa que resorveu morá lá na televisão que sua famía assiste. Quando aparicia uma cobra grande querendo lhe comer, ela iscundia debaixo das asas dum famoso gavião; quando o famoso gavião voava atrás de outra perereca ela ficava a mercê das cobras, cada vez maiores...

- Qui tipo de cobra cumpade?

- Preta, branca, Africana, Européia...

- Tá falano bunito cumpade!

- Mais cê acridita quessa perereca é viva até hoje?

- Ninguém cumeu ela direito cumpade?

- Que nada! Nenhum arranhão! Diz o Zé do Gôlo que onde ela mora tá cheio de gaviões no céu e cheio de cobras no terreiro...

- Mais onde ela mora cumpade?

- Sei direito não mas pelo que o Zé falô dispois dela saí do brejo e mudá lá pa televisão tem um tanto de morada...

- Donde cumpade?

- Cada gavião famoso e cada cobra que tirou uma casquinha nela largô uma berada, intende?

- Tô cumeçano a intendê...

- Cumé memo aquele ditado antigo de sapo?

- Aperto é que faiz sapo pulá...

- Isso memo. Essa perereca ficô tão famosa que de veis inquando pula inté nos chifre quela memo prantô...

- Eta perereca...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 26/03/2011
Código do texto: T2871633
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.