RAPANDO O TACHO DE COBRE !!!

Até bem pouco tempo atrás, havia em minha casa um tacho de cobre e outros utensílios usados por minha mãe. O ferro de passar roupas à brasa está enfeitando a minha biblioteca, até os dias de hoje.

Em outros causos comentei das laranjas/limões vinagreiras que apanhava, para a minha mãe limpar os tachos de cobre.

Era uma prática quase que comum, por lado das Minas Gerais: limpar utensílios de cobre com limão vinagreira.

Esta prática veio com os escravos e, com ela veio também, o causo de rapando o tacho!

Contam que as doninhas dos senhores, mulheres escravas, faziam doces de bananas, de goiaba, de marmelo e melaço em tachos de cobre, a mando de seus senhores.

O dó que lhes dava ao ver os filhos dos senhores, comendo os doces preparados por elas, e seus filhos, ficando à deriva, chupando bicos, sem ter o que comer, elas então, deixavam uma boa quantidade de doces nos tachos e davam para que a criançada pudesse rapá-los.

Vez por outra havia quem perguntasse:

_ O que este "muleque" tá fazendo, Sinhá?

E a escrava, então respondia:

_ Está “rapando o tacho”, meu senhor!

Era uma forma, que elas encontravam, de dar um pouco dos doces, para seus filhos e também para seus homens, doces esses, que elas próprias produziam, preparavam.