Homenagem aos Participantes da Olimpíada da Justiça do Trabalho

Dirijo-me hoje aos colegas e amigos para lhes dar a conhecer um pouco mais da vida de um dos nossos companheiros: o atleta, colega e amigo, Valdir Leite da Silva.

Nascido em 09 de fevereiro de 1962 no distrito de Alberto Isaacson, município de Martinho Campos, em Minas Gerais, o colega Valdir completou em fevereiro de 2011 quarenta e nove anos de idade. E o mais importante e significativo nisso: 49 anos de pura saúde, disposição e alegria de viver.

Tanto é assim que no ano de 2009 ele foi buscar na cidade de Aracaju, no Ceará - na VIII Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho - nada menos do que duas medalhas de bronze no esporte que mais lhe agrada, o atletismo.

Entretanto – para a nossa perfeita e sincera alegria! – no ano de 2010 ele exagerou: trouxe nada menos do que três novas medalhas nas olimpíadas trabalhistas realizadas na cidade do Recife/PE.

E foi com toda a satisfação e com o seu carismático sorriso de menino “corredor” que ele nos contou que desta vez as medalhas foram três, duas de ouro e uma de bronze: “douradas” nos 1500 e nos 3000 metros e “bronzeadas” pelo Sol nordestino nos 800 metros.

Dias antes da partida dos atletas para o Recife, tive o prazer de me encontrar com o colega Valdir na porta do fórum trabalhista localizado na Avenida Augusto de Lima, em Belo Horizonte. Perguntei a ele a quantas andava o treinamento para os jogos.

Ele afirmou não estar treinando tanto quanto seria necessário e que talvez não viesse a obter bons resultados nos jogos olímpicos de 2010. Vejo agora que – como um bom mineiro! - ele guardava apenas para si as suas (e as nossas!) esperanças.

Na semana passada – já regressos da viagem ao Recife - me encontrei novamente com o Valdir no interior do mesmo edifício e pude constatar em toda a sua extensão a felicidade e a alegria que o companheiro trouxe consigo na bagagem. Além - é claro! – das suas três “medalhinhas”.

Afirmou que as subidas ao pódio nessa IX Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho ficarão para ele como alguns dos bons momentos de sua vida. E duas delas para se colocar no degrau mais alto e receber com todo o orgulho e honraria as medalhas de que se fizera merecedor.

Comentou também que apesar de não ser o mais jovem competidor naquele esporte e de ter se apresentado às corridas com um dos joelhos bastante dolorido em decorrência de um jogo de futebol de que participara na véspera, assim mesmo acabara trazendo as medalhas consigo e aquilo havia sido o melhor de tudo, uma verdadeira superação pessoal.

Senhor Valdir: saiba que estamos todos muito orgulhosos e honrados com as suas vitórias! E que também nos sentimos felizes por sermos seus companheiros e colegas de trabalho! Estas medalhas certamente se estendem do seu aos nossos peitos e corações!

Elas decerto que nos animam, nos envaidecem nos incentivam a ir sempre em frente e um pouco mais longe e além do que supomos ou nos suspeitamos capazes, nos superando a cada novo dia e momento de nossas vidas.

Deixo aqui um abraço no colega Valdir Leite da Silva, extensivo a todos os demais atletas que participaram e deram o melhor de si em cada uma das modalidades constantes da IX Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho.

Um grande abraço em cada um de vocês e um parabéns especial para o colega Valdir Leite!

E que venham as próximas Olimpíadas da Justiça do Trabalho!