primeiro de abril

Uma amiga me contou assim:

-Acordei de manhã quando os pimeiros raios de sol tentam invadir a minha janela,mesmo protegida pela cortina, veio com um toque suave avisando-me que é hora de acordar "aaah! que dia lindo, está muito bom aqui mas é preciso levantar". a água do chuveiro está uma delícia,mas tenho que planejar o dia, isto me faz pensar. Que dia é hoje? Esboço um soriso pela lembrança da data e planejo algo de impulso, e com toda força de meus pulmões solto um grito ensurdesedor e espero a reação de meu esposo que, no torpel de me acudir como super-herói ,não enxergando nenhum obstáculo a sua frente, invade o banheiro na intenção de me socorrer e livrar de algum perigo ou acidente,com um olhar de raio x faz uma varredura e se depara diante de mim e pergunta:" O que aconteceu?",faz-se um silêncio e de repente eu começo a rir, ele sem entender fica estático olhando o meu rosto de menina sapeca e com um olhar maroto lhe digo: "primeiro de abril". uma engolida a seco passou por sua garganta,e dava para ver em sua expressão que naquele momento não teve muita graça,mas apenas por alguns minutos ,pois logo começaram as lembranças de como isto sempre fora engraçado,como a gente se preparava para fazer as brincadeiras com nosos amigos algum tempo atrás .como já estava no clima resolvi então continuar com a empreitada, peguei o telefone e liguei para a segurança de meu condomínio que fica no mar da praia do capricórnio.

-Alô é da portaria ? olha tem uma baleia encalhada com um filhotinho na lagoa azul , desligo o telefone e caimos na gargalhada, ."vamos esperar",logo logo eles vão estar aqui me xingando esperamos um tempo e como não tivemos nenhum retorno ,partimos para nossas tarefas na cidade . Ao regressar na parte da tarde paramos cerca de oito quilometros antes ,em uma oficina de bicicleta ,quando o mecânico nos perguntou:Vocês não moram no capricórnio? Sim moramos, por-que? . Aconteceu algo por lá, uma baleia encalhou com um filhote na lagoa azul. ficamos calados e entramos no carro,partimos para casa .Ao chegar-mos fomos tomar conhecimento dos fatos , algumas pessoas estavam se direcionando para o local com vazilhas e sacolas para ganhar carne de baleia,porque alguém tinha dito que pedaços iriam ser distriuidos, e também que a policia ambiental já estivera no local e também os bombeiros ,e muitos curiosos fazendo romaria na rodovia se direcionavam para ver a baleia encalhada na lagoa . A princípio fiquei temerosa por ter desencadeado uma grande confusão,mas comecei a questionar onde estaria o espirito da brincadeira de primeiro de abril ?Será que ninguém mais lembra? Ou será que os afazeres estão deixando as pessoas tão ocupadas que não se tem mais tempo de descontração. ou será que só eu lembrei que hoje é primeiro de abril? E agora o que fazer ? É melhor eu ficar quieta pois pode sobrar alguma coisa desagradável e não adiantaria dizer que foi apenas uma brincadeira do dia da mentira.

"Este fato aconteceu em caraguatatuba no ano de 2008"