O efó de Railda

Efó é uma comida típica baiana feita de folhas de língua de vaca e ingredientes como camarão, amendoim, leite de côco, azeite de dendê e outros temperos desta cozinha que eu adoro!

Railda era uma mulata prendada ( em todos os aspectos ) principalmente na culinária baiana, sua especialidade. Trabalahava na fazenda do meu pai e sempre que íamaos para lá nas épocas festivas e "feriadões", ela nos preparava uma surpresa gastronômica diferente.

Numa dessas viagens, fomos em grande número, reunimos os irmãos, filhos, sobrinhos e meus pais. No meio dessa turma toda, tinha lá um tal de Rafael, meu sobrinho de dois aninhos e alguns meses, que era uma "figuraça"!

Desta vez a Railda caprichou, fazendo um efó delicioso e na hora do almoço foi aquela farra, todos comeram e "lamberam os beiços", inclusive o tal do Rafa, que não era muito boa boca.

No outro dia foi servida uma comida trivial, apesar de deliciosa, não era novidade, novamente todos comeram bem, porém o Rafinha não quis comer. Todos insistiram com ele para comer e o moleque, "nem thum". Então meu pai perguntou:

_Rafinha, o que você quer comer?

O moleque respondeu:

_Vovô eu "telo tumê o fi-ó-fó de Railda"... "é tão dostoso"...

Railda imediatamente gritou de lá da cozinha:

_ Êpa! O nome da comida é efó, viu seu moleque!!!

Foi uma gargalhada geral, tanto pela "saia justa" da Railda, quanto pela confusão do Rafinha, que ria como um anjinho...

Valdívio Correia Junior, 19/05/2011

Juninho Correia
Enviado por Juninho Correia em 19/05/2011
Reeditado em 19/05/2011
Código do texto: T2980942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.