Espinhela caída

Extremo sul da Bahia, município de Alcobaça, vegetação de restinga, manguezais, terras planas, coqueirais, praias paradisíacas e um povo acolhedor, com um senso de humor incomum. Todos lá eram conhecidos por seus apelidos, na maioria bem bizarros, tais como: tizipuca, moioio, prexeco, home nú, popoca, butetão, fiote, bofote, tapuia, fuíca, zói librinado, pulú, cessuda, Maria três peitos, e, muitos e muitos outros.

Dentre eles, tinha lá um tal de "véi mané roncoio" ( roncoio, diz-se da pessoa ou animal que tem apenas um testículo ) o dito cujo era muito feio, engraçado, conselheiro e rezador, famoso na região entre os pescadores, redeiros e artesãos.

Bem cedo, pela manhã os pescadores voltavam do mar com suas canoas bem primitivas e faziam a tradicional puxada de rede, um ritual belíssimo, que mais parecia uma dança, e eu, por nada desse mundo perdia esse espetáculo, acordava cedo todas as manhãs e ficava piruando por alí, perguntava tudo sobre os peixes,os tipos, nomes, etc. Assim acabei fazendo amizade com muitos deles.

Numa dessas manhãs, após a puxada de rede e da distrbuição do pescado, eu sentia uma dorzinha chata no peito, um incômodo que foi percebido por alguns dos pescadores. Então um deles, o prexequinho, filho do velho prexeco, se aproximou e convidou-me para ir na casa do véi mané roncoio, o tal rezador, que segundo ele, o velho me tiraria a dor com a mão. Para não fazer desfeita, lá fomos nós, eu o prexequinho e mais cinco deles.

Chegando lá me deparei com aquela figura sinistra, tão feio quanto engraçado, que eu não sabia se ria ou se chorava. Depois das apresentações e outras formalidades, fomos direto ao assunto. Quando falei do meu problema, o velho mostrou o seu sorriso de um único dente, enorme, no meio da arcada superior, baixou a fronte, foi lá fora, pegou umas folhas de peão roxo, passou as folhas três vezes no meu peito, e com a mão esquerda, esticou dois dedos com as unhas mais imundas que eu já tinha visto e empurrou em direcão ao meu peito, na região do externo. Depois disso eu arrotei e a dor passou.

Como eu desconfiava que se tratava apenas de gases, perguntei ao velho qual era o meu problema e ele respondeu:

_ Isso é "espinhela caída", "nóis cura muitho esse pobrema aqui, us dotô da cidadi num cretita, tu credita?!!"

Valdívio Correia Junior, 23/05/2011

Juninho Correia
Enviado por Juninho Correia em 23/05/2011
Reeditado em 24/07/2011
Código do texto: T2989013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.