Um Prego na minha vida

Foi uma alegria quando minha mãe comprou a casa na praia.

Visitas de parentes não faltaram para ver a nova aquisição da Dona Edith, principalmente nos fins de semana.

A casa fica de frente para um morro (Serra do Mar) no Balneário de Caiobá-PR.

Fiquei apaixonada pela paisagem. Passava horas na janela tentando avistar alguma onça (RS... RSS.) ou algo parecido.

Os vizinhos contaram que havia uma trilha onde o pessoal ia buscar água “pura” de uma vertente no morro.

Achei legal, mas não sei se teria coragem de tal aventura.

Uma noite como sempre observando o movimento de galhos na Serra, vi uma luz forte que piscava... piscava.

Mostrei para minha mãe e ela foi logo dizendo:

-São vaga lumes.

Vaga lumes?

Era muito forte o facho de luz para ser vaga lume.

Fiquei umas três horas olhando para a luz piscando... Até que adormeci.

Rezei para o dia passar depressa e ao anoitecer já estava com o olhar fixo no morro.

A luz voltou a piscar não tão forte, mas piscava lentamente.

Mamãe contou que sábado os primos e a Tia Vera vinham nos visitar.

Fiquei eufórica porque o primo Antonio era militar e poderia subir o morro comigo para tirar minhas dúvidas e curiosidade.

Assim foi.

Sábado depois do almoço seguimos a trilha eu, o primo, as duas primas e mais o tio Renato.

O caminho estava escorregadio, mas não desistimos.

As aves assustadas piavam e os esquilos quebravam os galhos.

Quando chegamos ao ponto que eu imaginei ter visto a luz, um bando de macacos pregos saiu gritando das árvores.

A gargalhada foi geral.

Perto de uma pedra estava a lanterna e com certeza um macaquinho “prego” brincando fazia a mesma piscar.

O primo Antonio disse:

-Toma prima, fica com a lanterna de lembrança.

Aproveitamos e enchemos dois garrafões com a água pura e voltamos.

Domingo à noite quando as visitas foram embora, peguei a lanterna, coloquei pilhas novas e fui à janela.

Num ímpeto comecei a acender e apagar a lanterna apontando para o morro.

Quem sabe um macaquinho desça para ver de onde vem a luz que pisca e queira de volta a lanterna?

-Tudo é possível nesta vida.