O CUMPADRE CHEIO DOS PRECONCEITOS

Nossos congressistas andam fazendo de nosso congresso um preconceito moralístico! Ou não? Dias desses vi nossos senadores debatendo que o governo, sempre ele, o governo querendo aprovar no senado uma lei, ou medida provisória, ou emenda, ou sei lá o quê; dizendo essa “mardita” coisa que se poderia introduzir no ensino público livros didáticos onde nossa língua seria ensinada conforme era falada na sociedade de cada região. Meu Deus! A que ponto chegamos! E o redator ou relator, ou sei lá o quê da louca idéia ainda dizia que a oposição a essa medida seria um “ preconceito lingüístico”.

Eu particularmente, não tenho um bom português, mas daí achar certo um professor ensinar meu filho que “meus livro num vende”, vai uma distância enorme. Como sempre, desabafo com minha prosa caipira. Vamos ver o quê os dois compadres têm a dizer sobre essa louca pretensão de nosso louco governo.

Dia cumpade!

Boa tarde, sô! Chegô no sirviço na hora do armoço sô!O sor tá quereno virá! Tá pareceno pulítico sô!

Foi a Mimosa cumpade. Intrô na roça do cumpade Zé Firmino e custei achá.

Mimosa! Mimosa. Toda veiz sê tem uma discurpa cumpade!

Carma cumpade. Pra quê esse nervo?

É minha fia de novo.

Qualé a dagora?

Vai formá e se casá lá na capitar pros fim do ano.

Mais o quê queu tenho quisso?

Me pidiu pra fazê um curso de purtuguês pra cunversá cas professora dela e tamém cos pai do noivo. Pois inté internet qui casa pra mim aprendê falá direito e num dô conta não cumpade! Sei nem apertá os butão!

Viu não cumpade?

Viu o quê?

Lá nas televisão, esse guverno danado falano quenóis é que fala certo!

Cridito não.

Tão inté colocano nos livro de português nosso palavreado.Tão inté falano de um tar de “preconceito lingüístico”.

Cridito de jeito maneira sô!

Mais pode criditá. No dia da tar formatura e casamento de sua fia cê vai memo é pelado cumpade!

Mais cê tá loco!

Vai pô uma peruca daqueas lourona e vai pelado sim!

Mas a pulícia vai me prendê sô!

Vai nada proquê ce vai falá que é gay.Se te prendê vai sê preconceito.

Eu pelado pela rua cumpade?

Coloca aqueas foia que os índio pôe na frente pra tampá a miudeza e se te prendê vai ser preconceito tamém.

Eu vistido de índio cumpade?

Leve um pó de carvão e se a coisa apertar passe pela pele e se preso fô também será preconceito.

Eu pintado de negro cumpade?

Se a coisa apertar mais coloque uns chifre e uns livro debaixo dos braços...

...

Entendeu não cumpade?

Tem preconceito contra chifrudo não cumpade?

Ce que num sabe!

Mais praquê os livro se num sei nem lê direito?

Ce vai falá qué o inventor dessa prosa errada.Vai ficá famoso, ce vai vê.

Mais sisso tudo dé certo, cume queu vô levá minha fia no artar de piruca, beiço cum batão, quase pelado, pintado de preto, cum chifre nos corno e carregano uns livro veio dibaixo do braço?

Ara cumpade. Os padre das capitar são tudo cumpreensivo!

Mas sele priguntá arguma coisa?

Fala prele queocê é congressista quenem vai te amolá...

Mas sele pidi documento?

Ara cumpade, ce já vai ta quase pelado memo! Só levantá as foia... Rsrsrsrs....

Mais se o padre fô daques...

Preconceito cumpade, levanta as foia não.

Se o noivo de minha fia fô descendente de índio?

Preconceito cumpade, levanta as foia não.

Se na formatura a professora for negra e e ficá falano de orgulho de ser negro, da dificurdade de se formá...

Preconceito cumpade, levanta as foia não...

Mais antão...

Carma cas foia cumpade! Nóis tava falano lá pro fim do ano e ocê já invocô quesse trem sô!

Cê cridita que me deu cumixão memo!

...

O dia que aquele deputado vortá aqui vô falá prele colocá lá naques tem do congresso outo tipo de preconceito.

Qualé que vai sê cumpade?

Preconceito dos sem muié.

Mais a cumade ta lá na cozinha fritano torremo sô!

Mais ocê é bobo memo...

Num intidi...

Tô falano dos home casado de araque que num pode alevantá as foia...

...

Isso dá um tantão de gente cumpade que elegi inté presidente...

Mais nóis tava falano de quê memo?

Do tar do preconceito.

...

Do índio, do preto, do pobre, do gay, do rico... do burro, do lerdo,do inteligente e do “Caxias” na escola... Do gordo, do magro, do lindo, do feio...

Pára cumpade. Chega né...

Fartô só um cumpade...

Qualé?

Preconceito de sem vergonhice...

Isso num pega pras banda de lá não cumpade!

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 08/06/2011
Código do texto: T3022810