UM CUMPADRE ENVENENADO

O pior defeito da globalização é a obrigatoriedade do setor produtivo ter produtividade. À custa disto o ser humano está esquecendo-se de si mesmo.

Dois compadres da região cafeicultora do Sul de Minas, depois de capinar a roça, resolvem pescar.

- Quê que nóis vai pescá, cumpade?

- Bamo tentá pegá umas traíra?

- Mais num tem isca?

- Nóis leva lambari.

- Mais cumé que nóis vai pegá os lambari?

- Uai, nóis leva minhoca?

- Mais aonde nóis vai achá minhoca, cumpade?

- Lá no fundo do chiqueiro.

- Cê esqueceu que a água que vai pro chiqueiro vem lá dos café?

- Quê que tem?

- Cê num lembra que o tar de agrômo mandô nóis jogá aquele veneno bravo pra acabá com a cigarra?

- É memo, cumpade. Nóis num vai achá minhoca.

- Cumé que nóis fais?

- Minha muié vai fazê um frango amanhã. Nóis mata ele hoje e leva as tripa como isca.

Depois de ficarem quatro horas pescando e não pegarem um mísero lambari,um dos compadres falou:

- Cumpade, tô achano que o veneno matou os pêxe tamém!

- Cumpade, tô começano a ficá preocupado.

- Por caos de quê?

- Se matô as minhoca, se matou os pêxe, daqui uns dia vai matá as galinha tamém.

- E a horta de côve, cumpade? Cumo é que nóis vai aguá ela?

- Cumpade, o pió foi que minha fia me avisô.

- Cumo assim?

- O dia que fui na cidade comprá esse veneno, minha fia ficou brava. Eu tentei ixplicá que ia usá o veneno pro meu café produzi mais pra podê pagá os estudo dela. Ela, estudada cumo ela só, me falou que a firma que vende esse veneno é lá duma tar de Alemanha. Me falou que lá nesse lugá, fais mais de vinte ano quêste produto é proibido porque acaba com a vida da terra.

- Agora eu tamém fiquei preocupado. Cêsse povo rico e estudado num usa esse veneno proquê que nóis tá usano?

- Será que num é por caos de quê eu puis a luz aqui na roça?

- Será que num é por caos de quê eu puis a televisão lá em casa?

- Será que num é por caos de quê eu puis minha fia prá estudá?

- Será que num é por caos de quê eu tomei aquela cerveja lá na cidade?

- Ah, cumpade, tô começano a pensá o quê minha fia falô. Nosso país é muito novo perto dessa tar de Alemanha. Então nóis fica igual um caçula numa famia de sete fio. Dento de casa, cumo na televisão, nóis é muito respeitado. A hora que sai pra roça é um coque em cima do outro pra gente aprendê vivê.

- Mais cumpade, se nóis é caçula tem que tê um jeito de avisá pros “irmãos” maió que minha cabeça já tá doeno.

- Doeno pro caos de quê?

- Deve ser o veneno que os “irmãos” mais véio tá ensinando nóis consumi.

- ....

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 01/07/2011
Código do texto: T3069485
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.