O HOMEM QUE DAVA A LUZ

O HOMEM QUE DAVA LUZ

Autor: José Gomes Paes

Na minha cidade do interior, terra onde nasci, me lembro bem quando era pequeno. A luz elétrica da cidade funcionava das 18:00 as 22:00 hs, através de um gerador de luz velho, antigo, resto de outras cidades maiores aqui da Região Amazônica. Para funcionar essa geringonça, só havia uma pessoa na cidade, um senhor de uns seus 50 anos de idade, que andava em uma bicicleta, todo sujo de graxa, devido aos pregos que o motor apresentava e que só ele mesmo sabia consertar. Quando quebrava uma peça, passava era dias sem luz, porque a peça teria que vir para Manaus, afim de confecionar outra, já que era difícil nas lojas peças de reposição ou quando tinha se tornava inviável o investimento devido o alto preço da peça. E assim, quando o motor dava prego, lá estava aquele homem que entendia tudo do motor e botava para funcionar dentro de pouco tempo. Certa vez, eu e outros colegas fomos vê-lo virar o motor e ele com toda sua paciência e compreensão foi nos explicando como colocava a maquina para funcionar, a base da manivela. Depois a cidade foi evoluindo até chegou a Celetramazon e passou a funcionar a noite inteira e depois 24 horas como está hoje. Por muitos anos o senhor foi o responsável pela iluminação da cidade, por isso eu o denominei de “O HOMEM QUE DAVA LUZ”, uma homenagem a essa pessoa que sempre procurou ajudar a população, procurando não deixar de faltar à luz na cidade.

FIM

José Gomes Paes
Enviado por José Gomes Paes em 08/07/2011
Reeditado em 15/07/2011
Código do texto: T3082816
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.