Uma velhinha de opinião!


 

A família decidiu fazer uma grande festa para comemorar os oitenta e oito anos de dona Escolástica, já que ela se encontrava relativamente bem de saúde, aparentemente lúcida e ainda conseguia caminhar sozinha. Meio cambaleante, apoiada numa bengala, mas sozinha. Contrataram um bufê que se encarregou do almoço, telefonaram para diversos parentes, chamaram amigos e vizinhos. Vieram todos, até mesmo aqueles que viviam em lugares distantes. Feliz, dona Lalá, como era chamada, recebia abraços e beijos de toda a parentada. Filhos, noras, genros, netos, bisnetos, sobrinhos... Todos lhe entregavam presentes. E ela, seguindo o costume de antigamente, agradecia sorridente mas não os abria, passava os pacotes para uma de suas filhas postada ali a seu lado. Tudo correu bem, a festa foi um sucesso.

 

Depois que os últimos convidados se retiraram, já à noitinha, os filhos sugeriram que ela fosse descansar. Mas dona Lalá protestou:

 

- De jeito nenhum! Agora quero ver meus presentes!

 

Trouxeram, então, o grande saco em que eles estavam e ela foi abrindo de um em um. Essas meias de lã são boas para as noites frias... Que blusinha linda, posso usá-la para sair, não é? Os filhos disfarçando sorrisos, concordavam. Hum, gosto tanto de chocolate, vou esconder esses bombons  só pra mim, viu?... e olhava para os netos. Camisola de flanela! Já tenho tantas... Cachecol?... detesto coisas enroladas no pescoço!... E assim foi. Tinha caixas de sabonete, vidros de perfume, potinhos e bisnagas dos mais variados cremes (alguns até de marca famosa), bombons e chocolatinhos de todo tipo, porta-retratos, vasinhos para uma flor, mais camisolas, lencinhos bordados, pantufas coloridas... E lá no fundo do saco, o último deles: muito bem embalado, parecia uma caixa de sapatos. Seus olhos brilharam. Na pressa para desembrulhar, até rasgou o papel. Olhou, revirou, examinou e... murchou.

 

- Quem é que me deu este presente? quis saber.

Em vez de responder, os filhos disseram em uníssono:

 

- Nooossa! Que bonitinho, Mamãe! Experimente!

 

Dona Lalá fechou bruscamente a caixa e a cara.

 

- NÃO vou experimentar. Esse sapato esquisito, de sola reta???... Até parece de velha!!!...  Não uso nem morta!