O CUMPADRE SEM LEITE

Nos meus tempos de criança, quando uma vaca perdia um bezerro ainda novo por um motivo qualquer, meu pai tirava o couro do infeliz e colocava em outro bezerro para tentar não perder o leite da triste vaca porque naquele tempo vaca só dava leite se tivesse com o bezerro no pé. E meu pai não media esforços para não perder aqueles míseros litros de leite que foi nossa sustentação como família. Quando a mãe vaca aparecia sozinha e sem sinal de amamentação era uma verdadeira caçada para achar o pequeno defunto e lhe depenar o couro antes de aparecer os primeiros sinais da morte. E na maioria das vezes dava certo porque meu pai fazia um verdadeiro ritual; passava sal no couro como forma de agrado, motivo pela qual a vaca lambia o falso filho fazendo com que o bezerro de outra vaca tivesse até mais amor com a mãe de criação porque era por lá que meu pai deixava algum resto de leite.

Dei essa introdução para entendermos melhor mais uma “peleja” dos dois compadres.

- Bão cumpade?

- Cê cridita que a fia da Mimosa pois a cria fora?

- Mais ocê injeitô outo bezerro nela, num injeitô?

- Isqueceu né cumpade?

- ...

- O povo do banco só largô a fia da Mimosa, num tenho outo bezerro.

- Antão vai ficá sem leite?

- Pensa bem cumpade? Eu que sempre tinha um leitinho pra bebê, ficá esse tempão sem?

- Tenta amansá a bicha cumpade!

- Jeito não, girolanda cosquenta e tinhosa iguar a mãe.

- Antão só lhe sobra um bera.

- Quar cumpade?

- Faiz quinem aques bugre que te contei o causo da privada nova.

- Cumo cumpade?

- Já faiz aí uns treis feverero que me contaram e num acreditei.

- Creditô num quê cumpade?

- O cumpade Zefirino me contô que passô por lá e viu o bugre mais veio, com um coro no lombo e mamando na vaca prela descê o leite.

- Ta me cassoano cumpade?

- Quem sô eu cumpade. Só tô te contano proque fui lá cunfiri. O mais veio dos bugre, colocava o couro de bezerro nas costas e mamava inté se saciá; dispois vinha o outo bugre e tirava o resto do leite da vaca.

- Credo cumpade, cheguei nesse ponto ainda não!

- Só brincadera mas teve dia de passá por lá e vê o bugre bezzero, de quatro, andano atrás da vaca prela num ficá suzinha e triste.

- Antão inté berrá ele berrava?

- Cê cridita...

- Bamo durmi cumpade?

- Bamo...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 29/07/2011
Código do texto: T3127268
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.