O MATI-TAPERÊ DE URUCARÁ

Autor: José Gomes Paes

02/08/2011

O tio Caraôlho, fundador da DIVA (Departamento de Informação da Vida Alheia) tendo como presidente atual o Nado seu filho, exercendo o 5º mandato. Filho de português da gema, não deixava barato. Falava mesmo não guardava segredo, falava inclusive muitos nomes feios, só para infernizar a vida das pessoas, mas que todos já o conheciam e sabiam a peça com quem estavam se metendo.

Tínhamos uma padaria e acordávamos 1hora da madrugada para fazer pão. Numa dessas noites ouvimos o assobio estridente do Mati-Taperê filho do Curupira nome dado aqui na região, mas que é o mesmo Martim Pererê.

A lenda diz que é um curumim com o cabelo cor de fogo, alguns dizem que ele tem como companheira uma velha índia ou uma preta velha maltrapilha. Outros o identificam como um pequeno pássaro que pula numa perna só, como também, que sua mão é perfurada no centro.

Os mais antigos aqui na cidade falam que o Mati-Taperê é uma pessoa normal e que quando dá meio-noite ele se encanta e vive zanzando a noite toda atazanando a vida de que está sossegado dormindo. Acreditam também, que quando ele der um assobio, você em voz alta grita faz um convite, pedindo que venha tomar um café consigo logo de manhã.

E assim o tio Caraôlho procedeu, convidando-o para vir tomar um café de manhã bem cedo. Pois não é que deu certo, para surpresa de todos, quando o tio Caraôlho sentou-se à mesa, olha quem apareceu? O Damião.

Bem o Damião com os seus 40 anos, não tinha medo de nada, era um cara pacato, era caôlho, diziam uns que o seu olho era de vidro, metia um grande medo as crianças. Lembro-me do Mário Falabela, quando avistava o Damião saia com mais de mil em disparada em direção a sua casa, diziam até que ele tinha parte com o Diabo. Certa vez eu mesmo presenciei ele agarrar uma cobra e ela se enrolou em todo o seu braço, saindo a desfilar pela cidade mostrando as pessoas.

Pois é, o Damião foi se chegando como quem não quer nada, sentou tomou seu café. O tio Caraôlho para ter certeza mesmo, perguntou ao Damião o que ele fizera durante a noite, no que o Damião respondeu que ficou andando pelas ruas, já que estava sem sono e resolveu ir tomar café com o tio.

Assim, o tio Caraôlho, teve a certeza que o Mati-Taperê de Urucará, era o Damião que andava nas noites escuras assustando as pessoas que dormiam, descansando da labuta do dia a dia.

Mais a grande surpresa ainda estava por vir. O Damião era irmão da tia Maga, esposa do tio Caraôlho. Agora durma com um barulho desses.

FIM

José Gomes Paes
Enviado por José Gomes Paes em 02/08/2011
Código do texto: T3133947
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.