VIDA DE CACHORRO

Cada macaco em seu galho, já dizia meu pai lá nos primórdios de minha vida. Sem convívio com outras pessoas naquela época, sempre tive dificuldades de entender esses ditados do povo mais antigo. “Depois da tempestade vem a bonança”, macaco véio num pula em gaio seco", “vá plantar fava” (êta negócio ruim), ..., mas também tinha aquela frase sobre uma pessoa que sofria muito por algum motivo: “Aquele fulano tem uma vida de cachorro!”

Pois bem, meu cachorro Peri, motivo de tantos contos, tinha lá sua “vidinha” de cachorro mesmo porque comia era “lavagem”; para quem não sabe é resto da lavação das louças. E olha que naqueles tempos não deixávamos nem um bago de feijão para trás, ao contrário de hoje que, para um filho comer é na base da troca com alguma coisa industrializada. Voltando ao Peri que dormia praticamente no tempo porque suas noites eram na escada de minha casa que não era coberta. E ái dele se meu pai acordasse de madrugada e ele não estivesse de vigília.

Mas o tempo passou e meus dois companheiros de minha primeira infância se foram e não mais me acompanham nessa luta virtual da vida de hoje. Como a gente só tem um pai e minha vida turbulenta atrás do ganho não me permite mais ter um cachorro à moda antiga, me sobra as lembranças. Para compensar, em dias de inspiração, coloco dois compadres a prosear como antigamente:

- Viu na televisão cumpade?

- Vi o quê cumpade?

- Pegaram o fio do home robano tamém!

- Cumo dizia meu pai, pau que nasce torto, morre torto.

- E a vida boa da cachorrada?

- Ah cumpade, isso nem é mais nuvidade, esses pulítico vive zombano denóis...

- Tô falano é dos cachorro memo cumpade, aques que fica ca língua de fora...

- Ah tá...

- Tem muié cum home que prefere adotá um cachorro do que tê um fio, tem base?

- Cruis credo cumpade!

- Tem aniversário de cachorro, cridita?

- Ave Maria...

- Tem creche de cachorro, cridita?

- Mas antão os cachorro nesse lugá tá valeno mais que criança pobre?

- Mais munto, mais munto mais cumpade! Tem inté butique de cachorro onde camisola de cadela vale mais de salário mínimo, cridita?

- Mais antão esse povo da banda de lá tá ficano é loco cumpade!

- Esses cachorro de grã-fino come ração balanceada pra num engordá, toma banho de ervas pra num istressá, usa sabonete íntimo, dorme na mesma cama cos patrão...

- Cruis credo cumpade! Imagina nóis durmindo abraçado cum cachorro!

- Tem inté muié que num gosta de home e arruma um cachorrão; tem tamém home que num gosta de muié e ruma uma cachorrinha...

- ...

- Pra tê cumpanheira na caminhada, intende?

- Meu pai... E a do cachorrão?

- Bamo falá do Peri cumpade?

- ...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 26/08/2011
Código do texto: T3183685
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.