A menina e a bicicleta

Sentada na calçada de sua rua, Rebeca, uma bela garotinha de seis anos chorava se negando a realizar novamente a façanha que fez outrora, havia tentado andar de bicicleta, tinha se machucado e prometera a si mesmo que nunca mais haveria de subir novamente naquele veículo "malvado", seu avô se aproximou da pequenina que ainda estava inconformada e lhe disse "vá lá e suba novamente, tente mais uma vez", a garota indignada com a atitude do avô falou aos soluços "vovô não vê como estou, quero voltar para casa, quero minha mamãe". O avô parecia não ter muita piedade da pequena, agachou até alcançar a sua altura e olhando em seus olhos ainda cheios de lágrimas disse "vá lá Rebeca, você é capaz", a garota sorriu e correu ao encontro de "Bibi" sua bicicleta cor de rosa cheia de adesivos da Barbie, tentou subir nela e quase caiu novamente, mas dessa vez não desistiu, pegou uma rua reta e aos poucos foi movendo pedal por pedal e quando deu por si estava pedalando sozinha, tinha encontrado uma nova "amiga", a bicicleta já não era mais tão "malvada" assim e seu avô estava orgulhoso de ver mais uma pequena "sua" aprendendo a enfrentar seus medos. Por mais que o mundo mude muitas coisas continuam iguais, o rosto de Rebeca demonstrava a mesma felicidade que seu avô havia visto anos atrás com Mirella sua filha, uma expressão de vitória, de alegria e liberdade. Sim ela era capaz e como ela todos nós também somos capazes de alcançar qualquer objetivo, mas para isso precisamos sempre de um incentivo, um apoio, alguém que nos diga "você vai chegar lá", as conquistas assim se tornam mais doces, acaba-se ganhando duas vezes porque o "outro" se torna tão vitorioso quanto você porque ele faz parte de seus méritos.

Rebeca abraçou o avô e sorriu com os olhos, com a boca e com o coração, já não mais chorava como há minutos atrás, agora ela era uma mocinha que andava de bicicleta, "graças ao vovô".