A APOSTA DOS CUMPADRES

Dizem que quando Deus foi fazer a terra teve um “ranca bucho” com São Pedro porque puxou o saco do Brasil. De melhor jogador de bola, passando pelas mulheres mais bonitas até chegar num país rico de tudo e sem catástrofes da natureza fez com que o São Pedro saísse do sério. A estória ou piada termina com Deus, depois de mandar quase tudo de bom para nosso lado dizendo assim: Espera Pedro para você ver o “povinho” que eu vou por lá. Mas os cumpades estão com vontade de contar essa estória de outro jeito.

- Antão cumpade, qualé as nova?

- Ando ruin de assunto cumpade!

- Cê ganhô aquela aposta do barbeiro cumpade.

- Ele cortô seu cabelo em menos de dois minuto?

- Quase rapando minhas oreia, ele num gastô minuto e meio!

- Num te falei?

- Mais ficô ruin cumpade!

- Cumo anssim?

- Tá cheio de “caminhos de rato”.

- Num tô nem inxergano direito mais bão que nóis num vorta lá mais, né memo?

- Craro. Pisô na bola, um abraço.

- Pena quenóis só pode fazê isso caquele coitado né memo?

- O pio é que é.

- Lembra daquela piada onde o São Pedro ficô bravo com Deus porque tava puxano saco nosso?

- Lembro sim. Inté parece que tinha lá uas cinco coisa que o Brasil era mió, né memo?

- Antão, eu acho qué o contrário!

- Né não cumpade, tem a Amazônia, a Xuxa, o Pelé...

- Rsrsrsrs... Mói não né? Bamo fazê ota aposta cumpade?

- Qualé?

- Nóis aposta outa tarefa que te falo mais de déis coisa que no Brasil é pió que mundo afora.

- Cridito não.

- Aposta ou não aposta?

- Tão tá bão, só fico cum vergonha de meu cumpade de estimação capiná minha roça suzinho.

- Estimação era meu cachorro Peri, o c....

- Carma cumpade, antão tá apostado.

- Antão bamo vê. Posso cumeçá a falá?

- Carma cumpade. Tenho que arrumá uma caneta senão perco o tino. E socê ripiti o assunto?

- ...

- Pode cumeçá a perdê ota tarefa cumpade.

- Apesá de temos tanta água, temos a luiz elétrica mais cara do mundo.

- Um.

- Temos os juros mais caros do mundo.

- Dois. Tá longe ainda cumpade.

- Temos a pió saúde pública do mundo!

- Concordo não cumpade. Tem lugá por aí que nem hospital tem!

- Mais eu tô falano é mundo de Deus cumpade!

- Antão tá bão, faiz de conta que deu treis.

- Apesar desses guverno ficá falano que discobriu petrólio lá nos fundo do mar, temos a gasolina mais cara do mundo!

- Inté que tá redeno, quatro.

- Somos o país que mais exporta produtos in natura!

- Quê qué isso cumpade?

- No exemplo, manda minério de ferro para o Japão e compra dele um carro já pronto.

- Antão tá bão cumpade. Cinco.

- Comparano cum quê nóis vende pros gringo, temos a pio educação do mundo!

- Cridito não cumpade!

- Caos de quê?

- Esses guverno num fica falano que aqui tem educação?

- Moage cumpade. Cumé cuma fessora vai dá conta de cinqüenta moleque sem poder dá nenhum cascudo? Quê que cinqüenta moleque sem educação vai aprendê dento duma sala de aula?

- Nada. Minto. Já tá nos seis.

- Truco cumpade!

- Nove cumpade!

- Duvido queucê chegue nos nove.

- Carma cumpade, nóis tem tempo proquê ocê nem prantô a roça ainda!

- Mais já imagino ela crescendo com a terra do seu cacumbu.

- ...

- Ta ficano apertado hein?

- To nada sô. Só nóis i na cidade comprá fumo e comprá o tar de jornar...

- Vale não cumpade!

- Antão nóis larga mão de trabaiá e fica o dia intero na televisão!

- Nóis num cumbinemo mais acho quisso tamém é jogo sujo.

- Ah, me alembrei. No mundo de Deus temos a pió prostituição de menores do mundo!

- Meu Deus, cridito não!

- Verdade cumpade.

- Antão já temos as sete piores maravilhas do mundo?

- Antão...

- Mais ainda farta trêis cumpade e né fáci não...

- Sabia que somos o povo mais corrupto do mundo?

- Brinca não! Então os políticos... Oito cumpade.

- Sabia que sumo o único país do mundo que o povo paga metade de seu ganho em impostos?

- Que horror cumpade! Não dizem por aí que o tar de Tiradentes num morreu por causa dum tar de quinto?

- Nove cumpade, num isquece da tarefa...

- Cridito qui pirdi não proquê cê já andô de mar a mar, de pobreza a riqueza, de guverno a guverno, de criança pobre inté a prostituição e inté acho que cê cabô suas chance de ganhá a aposta.

- Óia. Fico tão matutado quessas coisa que acontece puraqui que inté isquici da aposta, cridita?

- Antão cê concorda que perdeu a aposta, né cumpade?

- Nada cumpade, isquici duma coisa pió!

- Qualé cumpade?

- Somo o único país no mundo que quando um político safado é flagrado num firme emborsando dinheiro dos pobre, aquela firmagem não serve como prova contra o vagabundo que deveria, pelo menos, ficar preso pelo resto de seus dias. Ao contrário, não perdem nem mandatos e continuam por aí gozando a cara do pobre povo brasileiro.

- Deus, cadê o São Pedro?

-...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 16/09/2011
Código do texto: T3223734
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.