O CUMPADRE QUE NÃO DEU NO CORO

Adoro o interior mineiro e não poderia ser diferente porque foi aqui que nasci. Mas como todo caminho leva a venda e em cada caminho tem uma pedra, penso que a vida interiorana tem também um grande defeito.

A vida pacata da maioria das pessoas as leva a falar da vida dos outros, coisa que detesto. Difícil achar uma rodinha de pessoas onde o assunto não é da vida alheia. Aí, alguns mais tímidos se enclausuram dentro de casa; outros mais beatos, não saem da esquina, olhando de “soslaio” como se tivesse um poder maior em definir um jeito de andar, uma vestimenta errada, um salto maior ou menor, uma barriga crescendo de gordura ou gravidez e por aí vai...

Mas como também já estou falando da vida dos outros, vamos deixar os compadres dar umas risadas....

- Bença cumpade.

- Tiabençoe cumpade.

- Ingraçado né?

- O quê cumpade?

- Cê sê meu padrinho e cumpade ao memo tempo.

- Tenho curpa se seu falecido pai me chamô pra te crismá?

- Antão. Dispois a cumade me chamô pra batizá seu quinto fio e deu no que deu.

- Mais conta aí as nuvidade.

- Ficô sabeno ainda não?

- Quar nova cumpade?

- A do Zé Fofoquero.

- Quele lá só sabe falá da vida dos outo sô.

- Num trabaia, vive às custa da posentadoria da irmã, tem um “sobránóisvende” pra bebê o dia intero e atende só pra sabê das fofoca mais nova...

- Quê quele fofoqueiro aprontô dessa veiz cumpade?

- Dessa veiz foi ele que quemô a língua, não no sor de tanta falá dos outo mais quemô de verdade.

- Cumo foi cumpade, fico inté filiz...

- Diz quele sortô uma onda que o João Bastiana não tava dano no coro. Antão, o home dispois dos outo assoprá na oreia dele feiz um prano.

- E quar foi cumpade.

- No dia da festa do padre na cidade deu dinheiro pros irmão mais novo levá o Zé Fofoquero inté as quenga e pagá uma pra deitá co infeliz.

- E aí cumpade?

- Aí que foi bão. Diz que a dona saiu do quarto dano umas boa risada proque tinha ganhado o dinheiro atôa.

- Vai falá...

- Isso memo cumpade. O Zé Fofoquero não deu no coro.

- Mais cume quês fico sabeno?

- Essas quenga pode te lá seus defeito cumpade mais eas é honesta. Num devorveram os cobre proque pricisa pra criá seus fio mas devorveram a camisinha sem relachá.

- Hahahahahah... E o tar do Zé?

- Diz que infurnô dento de casa e faiz mais de semana que num abre o “sobránóisvende”.

- Eta trem bão cumpade! Bamo vê se aprende...

- Dianta não cumpade. Isso é iguar chifre, cum tempo passa. O home num tem nem um passarinho pra tratá!

- Mais e daí?

- Seu sirviço mais pesado é falá da vida dos outo.

- Gora intindi...

- ...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 30/09/2011
Código do texto: T3250015
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.