A tragédia de Vinzenzo Augusto

Respeitado dos pés a cabeça, Coronétardio, como era chamado, se preparava, para mais uma grande colheita em sua fazenda. Seus empregados tinham medo dele, era lembrado pela sua arrogância. Explorados financeiramente a pobreza era presente e a miséria não era rara. Enquanto isso o mundão lá fora crescia. O povo só queria morar na cidade. E o filho do Coronétardio, seu Vinzenzo Augusto de apenas 21 anos, já morava no Rio de Janeiro a 2 anos. Ele mandou um a carta dizendo que estava muito feliz. que descobriu várias coisas novas e que estava vindo passear, visitar seus pai e sua família.

Alguns meses depois chega Vinzenzo a fazenda, por coicidência no dia que começou a colheita. Ele chegou às 18:45 e logo quando chegou achou estranho e errado os funcionários ainda estarem trabalhando. Isso contradizia com sua profissão: advogado. Seu pai se orgulhava disso, só não gostou quando seu filho veio querendo defender os trabalhadores da fazenda. Após os longos cumprimentos e algumas lembranças Vinzenzo Augusto logo perguntou por que ainda tinha gente trabalhando, o seu pai respondeu que eles estavam ganhando a mais por isso e que eles eram fortes, eles aguentavam. Vinzenzo não se conformou, mas fingiu estar tudo bem para não criar confusão logo no primeiro dia que chegou.

Os dias passaram e a situação não mudou. Enquanto Vinzenzo Augusto tentava matar a saudade do campo ele ficava cada vez mais angustiado com a condição escravizadora dos trabalhadores de seu pai. Tentava ajudar como podia mas nunca desafiou a autoridade de seu pai, e foi se acostumando com a situação. Até que um dia a situação chegou ao extremo, um trabalhador foi semi-mutilado depois de ter saído do trabalho sem autorização. Ele não queria fazer isso mas sua mulher estava dando a luz, ele se esqueceu de tudo...

Mas impiedoso Coronétardio ordenou aos seus capangas que dessem "um trato nele", foi o bastante para ocorrer o que já foi relatado.

Todos os trabalhadores ficaram indignados e sua fúria estava superando seu medo. Com muita esperança então, alguns dos trabalhadores, tentaram falar com Vinzenzo Augusto, já a noite...

Que decepção! Augusto não quis recebê-los e se escondeu...

Isso aumentou ainda mais a indignação dos trabalhadores mas também aumentou o seu medo e desconfiança. Mesmo assim organizaram uma revolta pro dia seguinte. Nesse meio tempo, Vinzenzo Augusto estava profundamente triste consigo mesmo.

E seu pai até que sentia-se um pouco arrependido, sua esposa tinha pedido em pranto que nunca mais fizesse isso. Coronétardio estava decidido a nunca mais ferir a ninguém pelo menos não sem "razão justa"...

Às 2 horas da madrugada alguns trabalhadores passaram a se levantar e a discutir sobre a revolta deles. Eles queria matar Coronétardio e Vinzendo Augusto e para isso deveriam matar os capangas também.

Não tinha armas, mas improvisaram suas ferramentas de trabalho para matar. Eles eram muitos poderia matar os poucos capangas armados.

Às 5 horas, começa a "guerra", os capangas são pegos de surpresa, ainda estavam dormindo. Violência, sangue e muita destruição.

Vinzendo Augusto quando viu toda aquela confusão ficou desesperado, por que sabia que poderia ter evitado aquela tragédia. Se tivesse tido coragem para falar com o seu pai sobre a injustiça que ele cometera, se não se escondesse na hora em que os trabalhadores viram falar com ele.... Mesmo tendo boas intenções, a falta de coragem para lutar escureceu todo o seu brilho... essa foi a tragédia de Vinzendo Augusto.