O Caso da Petição na Língua do Pê

Escrever é deixar uma marca. É impor ao papel em branco um sinal permanente, é capturar um instante em forma de palavra

Margaret Atwood

I

A petição abaixo, totalmente redigida com palavras principiadas com a letra Pê – entre substantivos e adjetivos, verbos, advérbios e pronomes, complementos nominais e verbais, etc. - se apresenta como interessante curiosidade ao leitor e prova maior da capacidade e da inventividade humanas.

Eu já havia visto petições – e até mesmo algumas belas sentenças! – elaboradas de modo ousadamente criativo tanto em prosa quanto em versos, fossem versos livres ou de cordel. Jamais me deparara, porém, com uma petição elaborada de forma tão trabalhosa.

Aliás, diz-nos o procurador do autor ter sido ela apresentada como contra-razões de um recurso “absolutamente ordinário”, tendo sido protocolizada no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª. Região, em Recife, Capital mundial do frevo.

Caso o leitor se interesse em compreender todo o verdadeiro sentido e teor do pedido, indico o uso de um bom dicionário da língua portuguesa ou então que se dirija diretamente ao advogado em questão.

Vamos à petição:

Preclaro Presidente do Pretório Pernambucano,

Djakson Cousseiro, propugnando por pleito pretendido pela postulante, propõe protesto, pedindo permissão para produzir provas pertinentes permitidas.

Pertinaz postulante, patrocinado por proeminente patrono, pretendendo propugnar por prélio previamente perdido, prepara-se positivamente para protelar pleito perimorto.

Pretendendo pulverizar proposição perfeita proferida pelo prócere prolator primeiro, peca por primaz puerícia percebendo-se perfeitamente pretender pura prolação.

Perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervencê-la porquanto perecem pressupostos primários permissíveis para propugnar pelo presente pleito, pois prejulgamos pugna pretérita perfeitíssima. Pelo proposto, prevemos perecerem provas para prolixo processo promovido pelo postulante.

Portanto, provada pura pretensão procrastinadora, peticionário pugna para preclaro Pretório prolatar proposição pervencendo, portanto, pretensão pleiteada pela pulcra postulante.

Pede provimento,

Affonso Rique

Procurador provido por procuração.

II

Pois bem: no objetivo de incitar os leitores na busca do conhecimento, apresento em seguida o significado das duas primeiras palavras constantes da presente petição, preclaro e pretório:

1 – Preclaro: Do lat. praeclaru. Adj. 1. Ilustre, notável, famoso, brilhante, claro: o preclaro jurista; "esteve [Alexandre de Gusmão] na Bahia entregue aos cuidados de seu padrinho, preclaro fundador do Colégio da Cachoeira, do qual adotou integralmente o nome" (Visconde de Carnaxide, D. João V e o Brasil, p. 25).

. Formoso, belo. Fonte: Dicionário Aurélio.

2 – Pretório: s.m. A tenda de um general em campanha, na antiga Roma. Tribunal do pretor e de outros magistrados em Roma. Qualquer tribunal (atualmente). Fonte: Dicionário Online de Português.

Terminando o caso, aproveito para relembrar um pedaço saboroso das nossas brincadeiras infantis:

Pê-Vo, pê-cês - pê-en, pê-ten, pê-de, pê-ram - pê-tu, pê-do ?

Pê-En, pê-tão - pê-um - pê-gran, pê-de - pê-a, pê-bra, pê-ço - pê-em - pê-to, pê-dos...