O Rei e o Sábio

É comum em eventos sociais através de palestras com esse ou aquele segmento social para discutir e articular teses, nos intervalos para almoço ou lanches, nestes momentos há interagem de piadas e causos diversos. Foi neste clima que alguém contou um interessante causo. Com minhas palavras sem fugir o foco original, vou reproduzir o causo.

Foi assim: havia um Reino em que o Rei era muito admirado por ações humanitária e bons conselho. Aconteceu que chegou no reinado um grande sábio, o povo encantou e à popularidade dele cresceu demais. Os súditos do Rei reuniram-se e foram alertá-los do perigo daquele sábio no Reino, ele poderia incitar o povo contra o seu reinado.

O Rei mandou chamar o sábio e preparou cilada para enforcá-lo, prendeu um pequeno pássaro na mão com um enigma.

Rei: - estou com passarinho preso em minha mão, sua resposta pode levar-te à morte ou salvar sua vida: - esse passarinho está vivo ou morto?

Sábio- ele pensou: se eu disser que está vivo, ele aperta à mão e mata o passarinho, se disser que está morto, ele abre à mão e o passarinho saí voando. Deu á resposta: à vida deste passarinho Vossa Majestade, está em suas mãos!

O povo ovacionou o sábio e o Rei saiu com cara de tacho.

Lair Estanislau Alves 2011-11-21

Sô Lalá
Enviado por Sô Lalá em 27/11/2011
Código do texto: T3359291
Classificação de conteúdo: seguro