O dia em que Mariinha fez sua primeira leitura

Só eram designados para ler na missa do domingo, crianças que já dominavam a leitura. Pois o padre Murilo fazia questão que todos os fiéis entendessem a mensagem. As professoras sempre entregavam o jornalzinho na sexta feira, para que os alunos leitores treinassem final de semana, e no dia da missa, tudo saísse a contento.

Mariinha nem acreditou quando sua professora, lhe deu o jornal e disse :

—Maria, se prepare, pois vai ler a leitura do Livro do Apocalipse de São João, na próxima missa. Mariinha lembra até hoje que o texto falava de uma mulher vestida de sol,tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.(achou lindo esse trecho)

Naquele final de semana ela não quis ir para a roça. Ficou treinando, pois, era uma leitura das grandes e ela não queria fazer feio. De tão feliz que estava, mandou recado para que os avôs viessem do sítio, convidou a madrinha e algumas tias, além dos primos e amigos. A mãe fez até um vestidinho novo.

Chegou o grande dia, igreja lotada...Mariinha aguardava num misto de alegria e ansiedade. O menino que leu a primeira leitura gaguejou, deixando-a mais tensa. Após o Salmo Responsorial Mariinha seguiu rumo ao altar, tremia quando chegou ate o microfone.

Viu um amontoado de letras à sua frente e foi lendo ...Lendo... Já quase no fim notou um burburinho na igreja mas não parou, foi até o final, aí resolveu olhar para o lado e pela primeira vez na vida, reparou o padre Murilo com um riso incontido nos lábios. Olhou para o povo que assitia a missa, tirando o vô Joãzinho que estava emocionado, a maioria das pessoas riam.Aí, ela sentou-se ao lado do avô e perguntou:

—Uai Vovô, mode quê o povo tá mei rindo de mim? Será qui eu li tão errado assim?

—Não, minha fia, ocê leu dereitim, perfeitim, sem errá nadica, é que ocê isqueceu de virá a fôia do jornalinho, a metade da leitura tava da outra banda , cê leu tudo de zóio fechado sem oiá nas letra...

Aconteceu de verdade!

Ao vovô Joãozinho, amigo de todas as horas, onde ele estiver...

Maria Mineira
Enviado por Maria Mineira em 30/11/2011
Reeditado em 01/12/2011
Código do texto: T3364594
Classificação de conteúdo: seguro