Mariinha e os pintinhos da galinha carijó

Na roça as aves domésticas vivem soltas pelos terreiros e pastos à mercê dos predadores.
Numa manhã Mariinha soube pela avó:
—Minha fia a raposa levô a galinha carijó essa noite...
—Tadinha! Quê qui vai sê dos fiotim dela, heim vovó?
—Nóis vai tê de criá os pintim injeitado, cê ajuda a vó?
—Vô ajudá sim sinhora, é só falá o qu’eu tenho qui fazê...

Mariinha tomou para si os cuidados com a ninhada da carijó e daí por diante passava os dias quebrando milho para fazer canjiquinha e cavando cupins para alimentar os filhos adotivos.A medida que iam crescendo cada um já cuidava de sua vida, menos um casalzinho que não largava a menina. Durante o dia viviam soltos com as outras aves e a noite dormiam dentro de casa, numa caminha improvisada .

Cresceram... O galo era pintado de várias cores e foi batizado de Nein, a galinha era ruiva de pescoço pelado e se chamava Fia. O bom era quando aparecia uma visita, Mariinha fazia questão de demonstrar: Chegava na janela e gritava para o terreiro:
— Ô Fiaaaa, Ô Neinnn...Vem cá vê, nóis tem visita.

Algumas vezes demoravam, a visita até achava que Mariinha estava caçoando. Mas de repente o galo e a galinha chegavam afobados e iam parar bem ao pé da dona. Engraçado que o Neim sempre se atrasava,é que ele chiava o peito e não conseguia acompanhar a Fia.
Quando ia brincar de casinha com as primas era uma confusão.

—Ieu num quero brincá de buneca, ieu quero brincá com os fio da Mariinha.
—Ieu num vô imprestá o Neim mais a Fia procêis não. Meus fiote num gosta de ficá no colo de gente istranha.

A avó tentava contornar a situação, pegava outras frangas para que as meninas brincassem, mas estas não paravam quietas e nem dormiam enroladas em paninhos feito o Neim e a Fia.
Preocupado o avô avisava:

—Ô Mariinha, minha neta, ocê tá criano munto amor nesses bicho, quero ti avisá uma coisa: Esses dois se acustumaro assim, inté acha qui é gente, ês vevi dendicasa, mas é bicho e num vai vivê pa sempre, num quero vê ocê triste... Tem as raposa, os gavião...

Amendrontada Mariinha não queria mais deixar os “filhos” com as outras galinhas. Quando os soltava, ia junto vigiando. Por muitas vezes aconteceu de estar com prato na mão ao ouvir o gavião, saía correndo a chamar pelo Neim e pela Fia. Se demoravam, chorava muito e só parava quando o avó ia junto a procurar os fujões. Iam sempre gritando:

—Fiaaa... Nein... Cadê ocêis ?
E era uma alegria na família quando encontravam, afinal, era impossível não gostar de duas criaturas tão dóceis.

Uma tarde não atenderam ao chamado...Ansiosa, Mariinha custou esperar o avô chegar da roça. Seguiram pelos caminhos de sempre, passaram perto do corguinho, procuraram no pasto dos bezerros, atrás do bambuzal. O sol já se escondia atrás da serra, Mariinha chamava-os pelo nome e nenhum sinal deles.

O avô que havia se distanciado já ia voltando cabisbaixo.
—Bamu simbora minha fia, amanhã nóis acha os dois fujão qui deve de tá impulerado numa arvinha quarqué.
—Não vovô! A Fia mais o Neim num pode drumi no mato não, os dois tão acustumado a drumi dendicasa, ês vai ficá doente com o sereno...

Ao ouvir um barulho conhecido, Mariinha ignorou o chamado de seu avô, correu em direção à mangueira e com o coração apertado, viu no chão algumas penas pintadas e outras ruivas. Olhou para o céu que escurecia e viu desaparecer lá longe um bando de gaviões...


A ilustraçãoé de Lucia Hiratisuka, foi Nete Brito quem me sugeriu e eu gostei muito.
Maria Mineira
Enviado por Maria Mineira em 06/12/2011
Reeditado em 23/02/2013
Código do texto: T3374727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.