Era mês de janeiro, quando tirei férias do emprego e, viajei para o ceará. Tudo, tudo diferente de São paulo, as ruas, os carros, as casas, as igrejas, as pessoas, as comidas, pincipalmente a língua.
 Cheguei de manhã, o sol estava forte, nem deu para descançar. Fui dar um passeio nas praias de Fortaleza, mais que bela beleza meu Deus. Que lugar lindo, Brasil terra boa, São paulo  eu era acostumado com a garoa, aqui o dia voa, com tanta coisa para aproveitar.
 Meu almoço foi meio confuso, pedi escondidinho, macarronada, galinha ao molho branco, nada disso tinha, acho que a garçonete tinha muito respeito, pois estava prestes a estufar o peito e começar a rir.
 Me trouxe o prato principal, Panelada com Sarabulho, uma carne de porco com molho escuro, muito bom. Tamanha foi minha frustação, quando perguntei do que era feito.
 -A seu moço, Panelada é os bofe do boi, e Sarabulho é porco cuzinhado com sangue coalhado.
 Corri para o banheiro, coloquei tudo pra fora, escutava todo mundo rindo lá fora dizendo:
 -Esses paulistas são uns bichin estranho.
 Essa viagem ainda me trouxe algumas surpresas, comi bunda de formiga, que chamavam de Içá. Me valeu a viagem, Maria conheci na padaria antes de voltar pra cá, nos casamos em setembro, ela veio comigo para São paulo. 
  Ela está me ensinando a língua de lá, ahhh Ceará quando eu voltar, não poderás mais rir de mim, um estranho do mesmo Brasil, com lingua diferente. Pirão, buchada, sarapatel, saberei isso tudo, a linguagem desse mundo, dentro do imenso Brasil.
Eduardo monteiro
Enviado por Eduardo monteiro em 11/12/2011
Reeditado em 11/12/2011
Código do texto: T3383116
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.