Eu tenho um tiozaço!!!

Este é um texto que fiz para uma prova de língua portuguesa, na 4ª série do Fundamental. Como de costume, eles devolviam as provas no fim do ano, então, eu passei o texto pro computador. Espero que gostem! Ficção!

Eu sou João, moro com meus pais Vanderléia e Carlos, com meus 8 irmãos, Pedro, Fabrício e etc... (melhor 8 do que 12, né, rsrsrs).

Aqui eu gosto de brincar, brincar, brincar e brincar, e nada de estudar. Minha mãe me faz uns alertas, sempre: Menino, vá pra escola senão vai crescer burro!

Minha mãe é meio estressada, sabe como é, né, ela lava, passa, cozinha, faz o serviço de casa e ainda tem que ter tempo pra aguentar o mala do meu pai. Eu sei, ele é meu pai, mas é muito ocupado, ausente da família, quase não liga pra gente, sempre se esquiva quando o assunto é diversão. Mais 'ocupado' que meu pai só meu irmão mais velho. Trabalha o dia todo, mal fica em casa (aí tenho que dividir o computador só com 7 irmãos, xD), e não me perguntem a profissão dele, não saberia responder. Voltando ao assunto, meu pai é um 'mala do bem', compra o que precisamos, mas na hora de ficar perto de nós, se divertir, ir a passeios, some, corre como o vento!

Então, sempre que podia, meu tio Piu-Piu (não zombem, é um apelido), vem aqui pra casa, assumir o papel de tio-pai. É diversão o dia inteiro, até minha mãe entra na roda...

Quem é mal humorado, rapidinho muda de humor com as cantorias e piadas engraçadíssimas de meu tio Piu-piu, hilário é pouco.

Meu tiozaço Piu-piu é maneiro, moderno, coisa que meu pai não é. Eu amo o papai, mas vamos combinar que tio-pai Piu-piu é fera em diversão. O apelido piu-piu pra ele não era incomodante, ele levava tudo a brincadeira, sempre com um humor em alta. Ele costumava dizer:

- Eu sou o Piu-piu, um pouco mais macho...

Aí levantava a questão, será que o piu-piu é homem ou mulher?

Mas, meu tio gostava de estudar (eu sei, ô, chato), mas ele tentava ao máximo nos estimular a estudar. Sempre vinha com papo de poeta:

- Vamos estudar, pra no futuro colher, conhecer, arrumar um emprego 'pacas', bom de escolher.

Ele sempre fazia isto, seja a matéria que for, sempre vinha com papo de poeta. Taí uma coisa que eu gosto, de poetas. É! Não acredita? Abre meu caderno e vê, cheio de poesias, homenagens e dedicações.

Aí eu conheci Sheron, minha futura namorada, com quem passava quase todo o tempo, sempre em casa. Brincávamos, corríamos e fazíamos arte. Meu tio entrava na dança, fazia bagunça, tirava minha mãe do sério, mas sempre acabava bem. Parece coisa de filme, mas não é, éramos uma família feliz.

Mas aí vinha a bomba! Meu tio-pai tinha de fazer uma viagem. Uma viagem pra ele, uma viagem que mudaria sua vida, sua vida profissional e também sentimental.

Ia morar em San Diego, onde toda a família estava (meus tios e tias distantes). Eu fiquei chateado, chorei aos cantos. Ele era meu único tio, o tio que eu mais gostava. Aí vinha meu pai, pela primeira vez, me consolar. O diálogo do meu pai foi aquele de pai chato, dizendo que o tio se foi porque era necessário, mas que eu tinha o velho paizão.

Chorei, chorei, e o tempo passou, passou. Voltávamos aí, ao tédio de sempre. Minha mãe cuidava da casa, e meu pai trabalhava, meu irmão também e meus outros 7 irmãos ficava em casa depois da escola.

Era um tédio, mas aí meu pai mesmo, o verdadeiro, foi promovido. Você deve estar pensando: Ué, se ele foi promovido então, ele vai ficar mais tempo no trabalho. Se engana. Ele foi promovido à secretário geral (sabe-se lá o que é isso) e entrou em um acordo com o chefe, de ficar no trabalho só pela parte da manhã, diminuindo um pouco seu salário.

E aí, o que eu posso dizer? A diversão voltou!

Só que dessa vez, comandada pelo meu pai, pela pessoa que queria.

Minha mãe entrava na roda, só que dessa vez com mais liberdade, afinal, era o maridão dela, né!

Aí, todos nós nos divertíamos todos os dias pela tarde. O que eu digo, seguimos feliz, feliz...

FIM...

Foi um texto de 1ª Pessoa, para a prova de português, espero que tenham gostado...

Lucas Vinícius
Enviado por Lucas Vinícius em 21/01/2012
Reeditado em 21/01/2012
Código do texto: T3453984
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.