O CUMPADRE QUE QUERIA "APIÁ"

- Dia cumpade!

- Dia.

- Ano novo, vida nova?

- Nada cumpade, tudo do memo jeito.

- ...

- As fia presse mundo de Deus sem dá nutícia, a muié me fartano...

- Mais ocê crama em sô?

- Conta aí as nuvidade lá da venda antão pra mudá a prosa.

- Lembra de nóis prusiá sobre aques dois bugre que num sabia dá discarga?

- Vai falá que vortaram lá pro rancho de sapé...

- Não cumpade, pareceu um subrinho dês, daques que o guverno num dexa trabaiá cum discurpa de sê de menor...

- Ês fica é aprendeno coisa ruim por aí né cumpade?

- Bebê, fumá, robá....

- Isso é qué boa iscola, hein cumpade?

- Mais antão, apareceu o tar de subrinho e invocô os bugre a comprá um carro ca própria posentadoria dês nesses impréstimo consignado...

- Mais ês num dá conta de dirigi não sô!

- Carma cumpade. Tudo já foi de causo pensado. O rapais é que fica fazeno farra co carro dos coitado.

- Sacanage hein cumpade!

- Uh! Mais dia desse o moleque num tinha cobre pa pô petróleo, chamô os bugre pra dá uma vorta de carro inté na cidade...

- Vai falá...

- Dispois de enchê o tanque cos cobre dos coitado, largô ês nas quenga e foi inchê o rabo de droga.

- Né possiver cumpade!

- Quando vortô pra pegá os tio acho ês já na istrada cramando que as muié num tinha rabo....

- Caba logo quisso cumpade, tá me dexano nervoso sô!

- Mas antão, na vorta pra roça, o muleque tava ligado e tonto e cabô bateno o carro no corrimão da ponte do Sô Raimundo e o carro fico dipindurado lá quais noite intera.

- Que pirigo cumpade! Quela ponte é artona!

- O leitero é que acho ês, inda gastô mais de hora pra juntá mais gente e dá jeito naquilo.

- Cume quês tava?

- Diz que o carro tava de cabeça pra baxo, balançano, garrado só numa das viga, o muleque e os dois bugre muntuado na frente...

- E os bugre falava o quê?

- Diz o Sô Quinzinho, que tamém foi ajudá, quando os bugre cunheceu ele cumeçô a gritá...

- Gritá o quê cumpade?

- Eu quero apiá, quero apiá, pelo amô de nosso Sinhô, eu quero apiá...

- ...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 27/01/2012
Código do texto: T3465699
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.