AS JOIAS DA FAMILIA

As jóias de família

Claudio sofreu um infarto agudo. Levou a mão ao peito num gesto de dor, tropeçou e caiu morto. A Laura sua mulher não teve tempo para fazer nada. Cinco minutos depois, metade da vizinhança estava lá na área ao lado da cozinha da casa de Claudio, enquanto ele permanecia esticadão no chão. Chegou a Filomena e teve a brilhante ideia de colocá-lo no carro e leva-lo para a clínica. Seis homens fortes foram necessários para deixar Claudio parecendo vivo sentado no carro no banco dianteiro ao lado do motorista. Quem guiava o carro era um vizinho o Alfredo. A clínica ficava menos de um quilômetro da casa de Claudio e lá chegando ele ainda foi visto por dois médicos que tiveram que atestar o óbito.

A recém-viúva Dona Laura, ligou para uma vizinha e pediu para ela apanhar a roupa para vestir o defunto, especificamente o paletó preto. A Sueli foi até a casa da Dona Laura e pegou com uma das filhas deles um paletó preto e prontamente o levou para a clínica. Sueli foi breve e disse que veria novamente a vizinha na capela. O velório, o sepultamento, as condolências correram tristemente, como era esperado, diante de morte tão repentina.

Alguns meses após o ocorrido, a viúva Dona Laura, alegava que a vizinha Sueli era uma ladra que tinha ficado com todas as joias de sua família, porque a filha na hora de entregar o paletó para Sueli esquecera-se de verificar se nos bolsos tinha alguma coisa, como Sueli não recebeu nenhuma instrução da Laura para tal, entregou o paletó conforme recebera. A notícia correu de boca em boca, alguns vizinhos acreditavam na Laura, outros na Sueli.

A verdade só mesmo a Laura sabia. Há muito tempo suas joias tinham sido vendidas para pagar uma dívida de um de seus filhos, ela só espalhou o boato, porque agora estava viúva e não podendo mais implicar com um morto, implicava com a Sueli sua vizinha antiga, no fundo era para envenenar a vida da coitada, pois ela sempre achara que o Claudio gostava da Sueli, e tinha um caso amoroso com ela. A Sueli sofreu depois da morte de Claudio, e o pobre morto sofrera calado, durante os quase trinta anos de união/desunião sempre escutando, engulindo e aturando as esquisitices da Laura.

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 05/02/2012
Reeditado em 15/02/2012
Código do texto: T3481059
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.