OLHA O MARQUÊS DE SAPUCAÍ AÍ, GEEEEENNNNTE !!!!!!

Participando em Nova Lima, do Projeto “Mina de Cultura”, na Biblioteca do Educador, promovido pela Secretaria Municipal, atendendo ao convite de Else Dorotea Lopes pude aprender muitos causos da literatura dos séculos XVIII, XIX e XX da “Terra do Ouro”, como assim é conhecida a cidade.

Dentre os vários cidadãos ilustres desse município da Grande BH “tomei ciência” de um que merece ser contado um causo.

No século XVIII nascia em Nova Lima, MG, Cândido Cardoso Canuto da Cunha, precisamente no ano de 1793, e que depois, adotou o pseudônimo de Cândido José de Araújo Viana. Ele veio a falecer em 1875, na Rua do Conde D’Eu, nº 144, no Rio de Janeiro.

Cândido estudou em Portugal. Foi Bacharel em Direito e galgou uma carreira política vitoriosa. Foi ainda procurador da coroa, fiscal do tesouro e ministro do Supremo Tribunal da Justiça. Em 1839 foi nomeado Mestre de Literatura e Ciências Positivas do Imperador do Brasil, D. Pedro II e de suas irmãs. Cuidou da educação da Princesa Isabel.

Na maçonaria atingiu o grau mais alto em sua loja - foi Grão Mestre no Brasil.

Literato de ofício, ministrava Literatura, deixou para nós muitas poesias de cunho triste, próprio do Estilo de Época, e também por motivo de passamento de seus familiares.

Durante o período Imperial, o Brasil conheceu vinte presidentes sendo que oito deles receberam título de nobreza “Marquês - senhor a quem era confiada a guarda de uma “marca” territorial. E, Cândido fora Presidente das Províncias de Alagoas e Maranhão.

Houve nomeação em 1826 do Marquês de Santo Amaro, depois de Inhanbupe, de Baependi, de Paranaguá, de Valença, de Monte Alegre, de Lages e em 1872, de Sapucaí.

Quem foi o nomeado para Marquês de Sapucaí ? O mineiro da Terra do Ouro, Cândido José de Araújo Viana.

Olha o mineirinho Marquês de Sapucaí aí, geeeennnte !!!!

Abraços,

Calazans

P. S. Quem quiser assistir aos vídeos de nossa contação de causos é só acessar os links abaixo:

Programa Opinião Minas - Rede Minas de Televisão

16/01/2012 às 15:18

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=TDip2Hy-_24

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=xdo4p8mZbIE

E quem quiser adquirir alguma de minhas obras, custa R$30, 00 cada, posto aí em seu domicílio