A CUMADRE E A BABÁ

- Dia cumade!

- Dia.

- E o cumpade, baxô o facho?

- Nada cumade.Toda semana compra o disgraçado do trem.

- Tristeza né? Dispois doce criá os fio, hora de tê sussego na vida...

- Nem sei se pajeio meu neto pra fia trabaiá ou se tomo conta do disgraçado do véio.

- Tive uma idéia cumade...

- Qualé?

- Cumo sua fia ganha bem, fala que tá cansada e pede prela contratá um babá sô!

- Mais tenho uma dó de dexá meu netinho na mão dos outo!

- Mais ocê é boba memo. Cêfica co neto e manda a babá pajeá o cumpade, ce vai vê o sussego que ele vai te dá.

- Será?

- Vai falá que tem ciúme daquilo?

- Tenho não.

- Antão?

- Sei não...

E assim foi feito. Contrataram um boa babá que de tão boa até dormia para cuidar bem do “menino”. Passaram-se algumas semanas e as comadres se encontraram de novo.

- Deu certo minha idéia cumade?

- No cumeço deu mais já tátrapaiano.

- Cumo anssim?

- Meu véo fala que ca babá ele fica babano e contece munto rápido, antão vem pra minha cama proque demora mais...

- Meu Deus...

- Gora piorô proque a sirigaita tá nem aí co minino e eu tenho que dá conta dos dois.

- Só tem outo jeito.

- Qualé?

- Cumo sua fia foi promovida, fala prela contratá uma cuzinhera pra te ajudá nessa labuta. Mais num pode sê uma boa cuzinhera, tem que sê meia rédea intende?

E assim foi feito.

Passaram-se um mês e a comadre apareceu para saber das notícias para fofocar pela rua.

- Antão cumade?

- Na primeira semana deu certo mais dispois...

- Que que tá dano errado cumade?

- O disgraçado do veio toma o primeiro cumprimido, passa no quarto da babá e dispois passa no quarto da cuzinhera...

- Mais foi bão sô! Te deu sussego!

- Cê num dexô eu cabá de falá!

- Antão fala.

- Dispois dessa via sacra, ele vai na cuzinha, toma mais um cumprimido....

- Meu Deus... Isso é duença cumade!

- Ele fala qué amor....

- ...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 02/03/2012
Código do texto: T3531324
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.