CONTAGEM DAS ABÓBORAS

Domingo passado estivemos na progressista cidade de Contagem – MG.

A convite do gerente do Parque Ecológico do Eldorado – Ricardo, “Cadinho” - participamos com os “Contos, causos e cousas de Minas” do projeto “Nas Trilhas da Leitura”. Numa manhã ensolarada, mais de doze mil pessoas passaram pelo parque. Foi uma honra.

Contagem, no passado, era ponto de passagem dos Bandeirantes. Local estratégico, depois, para os homens da Coroa fazerem as fiscalizações de mercadorias.

Os Bandeirantes que exploravam as pedras preciosas na cidade vizinha de Esmeraldas plantaram uma grande horta de abóboras como forma de demarcação do terreno.

O ouro que vinha nas selas das éguas, das mulas de Cocais, Sabarabuçu, Raposos, Nova Lima, Ouro Preto tinha que ser pesado e contado ali na grande região das abóboras para depois seguir caminho de Portugal e Inglaterra. E as esmeraldas eram contadas e anotadas, que vinham da cidade homônima.

Como ali tornou-se ponto de passagem dos viajantes, ergueu-se uma capela ao São Gonçalo de Amarante (Santo dos fins do sec. XII, Talgide, Portugal) tido como o protetor dos viajantes. Assim começou a cidade.

Por ter sido criada nessa área das abóboras e o local servido de contagem da Coroa, surgiu então o nome de “Contagem das Abóboras”.

Atualmente, festas em comemoração a esse episódio são realizadas, na cidade. Eleição de pratos criativos que utlizem como ingrediente, o fruto da aboboreira, é o principal.

Enquanto redijo, lembro-me de minha mãe, fazendo os doces de abóbora no tacho de cobre, com ou sem coco, guisado, com ou sem carne seca e saladas.

De todas as iguarias, mamãe recolhia as sementes para depois replantar algumas e, outras, deixanvam-nas ao sol, logo em seguida eram torradas e dadas aos meus irmãos que estavam com o abdômen alto, com vermes. Suas sementes são excelente tenífugo.

Assita ao vídeo sobre os causos de Minas:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=TDip2Hy-_24

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=xdo4p8mZbIE

Acesse

calazans.blog.com.br

Se quiser adquirir meus livros,

Contos, causos e cousas de MInas

Contos, causos e cousas de Minas - edição de causos

Machado Rosa

Metalinguagem feminina

é só fazer contato comigo pelo meu e-mail,

Abraços,

Calazans