A mesma praça, o mesmo banco, o Dico Pipoqueiro e seu carrinho de pipoca.

A mesma praça, o mesmo banco, o Dico Pipoqueiro e seu carrinho de pipoca.

História imaginável do osnofa

São quarenta e seis anos de muitas histórias, vou contar duas e podem ser diferentes, mas de uma coisa eu tenho certeza, o carrinho de pipoca do Dico Pipoqueiro teve várias fazes. Primeiro ele começou a ser construído em Betim e veio para Itaúna no chassi e rodas, quem gostou foi a criançada, na época brincavam com ele ali nos arredores da fonte luminosa e com o tempo o carrinho foi levado para uma oficina de lanternagem e deram nele a forma de mini ônibus, e não é que ficou legal! O povo da cidade gostou e o Dico fez do mini ônibus um carrinho de pipoca. Com aprovação geral o Dico Pipoqueiro foi pra Praça Dr. Augusto vender a sua pipoca, além da pipoca vendia doces, balas, pé de moleque, cajuzinhos, amendoim torrado com casca e sem casca; feitos pelo o conhecido Marta Roxa e vendia laranjas cascadas e geladas, tudo caprichado e feito com muito gosto.

Então vou contar a saga do mini ônibus que virou carrinho de pipoca: o carrinho de pipoca, de tão importante teve patrocinadores, o primeiro foi Unatur, uma empresa de turismo conceituada em Itaúna, outras cidades e estados; depois foi a Viação Itaúna, empresa que faz a linha Itaúna /Belo Horizonte, também muito conceituada a ponto do amigo Marcos Elias, diretor da Itambé me fazer este comentário: “há 27 anos uso os serviços da viação Itaúna, de manhã e à tarde de segunda a sexta-feira, a qualidade do serviço que a Viação presta ao município gera conforto e segurança para os passageiros, viajo todos os dias com tranquilidade pela Viação Itaúna”. Meu caro leitor sinto informá-lo que o mini ônibus, carrinho de pipoca do Dico finalmente aposentou e seu ultimo patrocinador foi a Redendor, empresa que faz em Itaúna o transporte coletivo. Esta foi a trajetória de vida que o carrinho de pipocas do Dico Pipoqueiro seguiu até se aposentar.

Eu disse há pouco, o carrinho de pipocas do Dico aposentou, mas ainda se encontra em perfeitas condições de uso, caso for solicitado pode voltar ao trabalho, pois ainda aguenta o tranco e como aposentado nos dias de hoje é zelado pela família com muito carinho. Antônio Oliveira Pinto, o Dico Pipoqueiro ficou conhecido e famoso na cidade de Itaúna com seu mini ônibus que virou carrinho de pipoca, o Dico fez outro carrinho e continua lá na praça vendendo suas pipocas.

Até agora o osnofa não tinha ainda metido o bico nesta história, olha ele chegando aí com uma grande novidade e vem anunciar aqui nas paginas do semanário e reconhecido Jornal Brexó: o Dico Pipoqueiro quer vender o mini ônibus, aquele carrinho de pipocas que você sempre viu ali na praça próximo a fonte luminosa. Como a credibilidade do osnofa anda em alta devido o tamanho sucesso dos seus causos, acredito que em breve vá aparecer um ou mais interessados em comprar o carrinho de Pipocas do Dico Pipoqueiro.

Antes porem o osnofa quer contar duas histórias, uma história que ele inventou e outra que escutou do Dico Pipoqueiro, preste bem atenção nas histórias, a que o osnofa inventou e a história que o Dico Pipoqueiro contou, todas tem a sua verdade.

Primeiro vamos começar pela história do Dico, que acabava de chegar à Praça e logo apareceu por lá o Aziz Saliba, um dos donos da Viação Itaúna com um ônibus zerado, saído da fabrica a poucas horas, o Aziz foi buscá-lo em BH e antes de levá-lo para a garagem da Viação estacionou o ônibus na praça próximo a Igreja Matriz de Santana, a Praça sempre foi a grande vitrine do povo itaunense, então o Aziz estacionou bem ao lado do mini ônibus do Dico Pipoqueiro e este fato é mesmo verdadeiro, existe uma foto deles ali na praça e o fotografo que registrou este glorioso momento foi o conhecido Benevides, que além de fotografo era taxista nas horas vagas e estava sempre de prosa nos arredores, nas proximidades da Igreja onde existia uma banca de revista do conhecido Nino que vendia jornais e revista e naturalmente muitas pessoas ficavam de conversa por lá. Assim o Dico vendia pipocas, balas, doces e laranjas geladas e o Nino vendia revistas e jornais; o movimento cresceu tanto, que o Ibirité veio passear em Itaúna e acabou ficando por aqui longos anos, cuidando da venda das laranjas, esta parte da história quem me contou foi o Dico pipoqueiro e é literalmente verdadeira, a foto tirada pelo fotografo Benevides será publicada juntamente com este causo.

Agora vem aí a história imaginável do osnofa, com certeza será bem convincente. Alguém que tenha a minha idade ou mais velho do que eu pode confirmar parte do que o osnofa vai contar a partir de agora. Muitos foram os pais que levaram seus filhos à Praça da Matriz, durante o dia ou à noite pra comprar pipoca do Dico Pipoqueiro e quando era noite as crianças tiveram o privilégio de verem a fonte luminosa funcionando, era uma maravilha e com isto o Dico Pipoqueiro vendia mais pipocas. Mas vender pipocas mesmo foi aquela semana que ficou eternizada na minha cabeça, chegou a Itaúna um homem com uma bicicleta destas Olé 70, que vendeu de mais nas lojas de Itaúna e no Brasil devido a Copa de 70 no México, o homem prometia ficar andando de bicicleta uma semana ao redor da fonte, parava apenas pra comer e fazer a necessidades fisiológicas no Bar e Lanchonete Itaúna do conhecido Mizirico e prometia, andar em um pé, de lado e até fazer um lanchinho andado de bicicleta e assim foi. Isto acabou virando um show imperdível, a praça dia e noite ficava lotada. Meu amigo Nain também conhecido como Deus era o fiscal e não arredava pé, sempre ali de olho. Tinha torcida para o homem cair e torcida organizada por minha amiga, a conceituada Professora Dona Edmeia Beghini e alunos da Escola Normal vinham todos os dias torcer pela bicicleta imperar e ver o homem se esborrachar no chão; o Padre José Neto celebrou uma missa para que o homem não caísse, pois o vigário temia que ele se machucasse.

O Dico Pipoqueiro nunca vendeu tanta pipoca, tudo terminou bem e o homem da bicicleta cumpriu o prometido, o amigo Nain Deus ajudou recolher as gorjetas que foram tantas. O Aziz da Viação Itaúna estava na praça pra ver a finalização do acontecimento e o mini ônibus pintado com as cores e logomarca da viação brilhando de novo, ficou mais famoso com tantas fotos que foram tiradas quando do encerramento deste grandioso show. Depois que o homem da bicicleta foi embora, emocionado com todo aquele movimento o Aziz aproximou do Dico Pipoqueiro e disse: olha amigo Dico, com todo este furor eu fiquei mesmo apaixonado por este mini ônibus o carrinho de Pipoca, se um dia o Sr. quiser vendê-lo me procure eu tenho interesse em comprá-lo. O tempo passou, o carrinho de Pipoca do Dico Pipoqueiro encontra-se aposentado. Sei que o Aziz gosta tanto deste mini ônibus, tem até uma foto dele na mesa de seu escritório. Se tudo isto não for invenção do osnofa, chegou a hora do Aziz comprar o carrinho de Pipoca do Dico Pipoqueiro.

Osnofa.una@hotmail.com

Afonsinho
Enviado por Afonsinho em 18/03/2012
Código do texto: T3562147
Classificação de conteúdo: seguro