Dr. da Mula Russa, o caçador de indacas

Dr. da Mula Russa, o caçador de indacas

História imagináveis do osnofa

Dr. da Mula Russa, como era conhecido, gostava de estar sempre trajado com um bom terno preto, gravata vermelha, lenço no bolso do paletó e sapatos finos; sempre andava na companhia de seu amigo fiel, o cachorro Lulu, e com ele dividia a alimentação. Dr. da Mula Russa foi o maior caçador de indaca que Itaúna já teve por estas bandas, amigo da família do Margarido, que morava na rua Tiradentes, os maiores consumidores da pinga do Varistinho da Rua da Ponte. Dr. Da Mula Russa tinha como clientes a Purina, a Doneta, o Simão, o Mercedinha o famoso Quiabo, Maria Pueira, , o Geraldo Sanfoninha, o Pedro Sapo e muitos outros. Se vivo fosse, viji, nem teria vagas na agenda.

O historiador e pesquisador, Dr. Guaracy de Castro Nogueira, confirma que o Dr. da Mula Russa é descendente do povoado de Pedras, da vizinha cidade de Itatiaiuçu e se aportou nas Barrancas do Rio São João Acima, Freguesia de Sant’Ana, devido às proximidades dos povoados e por ser um lugar mais progressista. Aqui fez amizades importantes, como a família do Margarido, o famoso Pedro Sapo, o Mágico Baratinha e a conceituada Maria Poeira.

Era fácil, extremamente fácil, para o Dr. da Mula Russa, caçar uma indaca, bastava se aproximar dele, que a coisa ficava feia, já vinha ele dizendo:

- Eu não sou de Itaúna e nem posso ser, pois nasci nas Pedras de Itatiaiuçu e tome nota no que vou dizer: estou aqui de passagem, nem eu mesmo sei porque, meu livro de medicina pode te ajudar a viver.

Como se vê, o Dr. da Mula Russa era indaqueiro mesmo e gostava de pitar um cigarrinho enrolado no papel de embrulhar pão, finos tabacos enrolados pelo amigo Pedro Sapo. De poeta, louco e médico tinha um pouco. Sabereta como ele só, era comum, num só dia, ele se indacar duas vezes com a mesma pessoa.

Quando ia para a casa do amigo Margarido, também tomava da pinga do Varistinho, tomava apenas umas e outras, apenas para espairecer e nunca chegava a ficar bêbado, tinha lá seus cuidados, pois era um homem de bem e tinha que resguardar seus princípios e reputação.

Um dia, a cidade de Itaúna, que ainda nem sonhava ser Cidade Educativa, Cidade Universitária, com curso de medicina, mas já era famosa, estava para receber a visita de um famoso médico, doutor de fato, um acadêmico da medicina. E os comentários, na cidade, faziam, a cada dia, crescer mais a ansiedade do povo que ia receber este famoso doutor que, a qualquer momento, ia se aportar em nossas terras, por uns dias, para conhecer o famoso Hospital Manoel Gonçalves de Sousa, que sempre atende os pacientes antes de fazer a ficha. Assim ninguém corre o risco de morrer na sala de espera.

Então os políticos da cidade prepararam uma recepção bem a altura do visitante, convites foram confeccionados com o requinte da época, doutores, senhores e senhoras da cidade mandaram confeccionar, na capital, trajes sociais de alto nível para a recepção que aconteceria no dia de Nossa Senhora Aparecida, às 14 horas, depois do foguetório do meio-dia.

Com todo esse zum, zum, zum, Doutor da Mula Russa tomou conhecimento do fato e começou a mexer os seus pauzinhos com os poucos amigos que possuía na cidade. O que ninguém sabia é que o Doutor da Mula Russa tinha lá sua influência, e começou a agir por debaixo dos panos, sem levantar nenhuma suspeita, para o chefe da segurança, o famoso investigador Tião Secreto que, na sua intelectualidade investigativa, tudo estava transcorrendo dentro de absoluta normalidade.

Dr. Seixas, como era conhecido o médico esperado, chegaria à Itaúna no trem das 11 horas, do dia anterior à sua visita ao Hospital Manoel Gonçalves de Sousa. O fotógrafo, Benevides Garcias, registraria a chegada do ilustre visitante e o Táxi do Baiano estaria a postos para levá-lo ao Grande Hotel, aonde ele iria se hospedar. Como se vê tudo estava pronto para o grande dia, mas nem tudo nesta vida é como a gente planeja, às vezes, por um motivo fútil, a coisa foge do controle.

Neste dia, o Tião Secreto foi assistir a um filme no Cine Rex que ele não queria perder por motivo algum e então levou consigo o Benevides fotógrafo e o Baiano do Táxi, que também gostavam de uma sessão de cinema. Mesmo tendo assistido ao Dólar Furado, por duas vezes, eles toparam o convite do Secreto e foram assistir ao filme.

O Pedro Sapo, passando na porta do cinema, naquela hora, dez horas da noite, os viu entrando no cinema, aí começou a conspiração. Pedro Sapo correu no Bar Século XX, onde estava o amigo Dr. da Mula Russa, de prosa com um conhecido cidadão, que tinha uma jardineira pequena e fazia lá suas viagens. Os três saíram do bar e entraram na jardineira do conhecido Butão, que gostava de um fuá.

Era hora da vingança, o que este povo pensa que é, não convidaram o doutor da Mula Russa para esta recepção importante, foi a gota d’água. Ali mesmo, na jardineira, planejaram tudo: Dr. Seixas seria sequestrado e levado para a casa do Margarido. Suas roupas seriam trocadas pelas roupas do Dr. da Mula Russa. E assim aconteceu. Às 11 horas, lá estavam eles, o Butão na porta da estação esperando pela chegada do Dr. Seixas. Quando o trem chegou, Butão todo bem vestido, assim que botou os olhos no doutor que estava vestido a caráter, suavemente se aproximou e disse:

- Dr. Seixas, por favor me acompanhe, fui contratado para levá-lo ao hotel.

Pegou a mala do médico, encaminhou-se até a jardineira. O doutor, que não conhecia Itaúna, nem se incomodou com o percurso. Enquanto isso Dr. da Mula Russa e seus amigos esperavam na casa do Margarido onde seria o cativeiro do doutor acadêmico.

Quando o médico deu por conta que alguma coisa estava errada, já era tarde, pois o motorista da jardineira acabava de anunciar aos ouvidos do doutor que havia chegado ao destino e que aquele momento mudaria a vida de um grande amigo que também era doutor.

Rapidamente os amigos do Dr. da Mula Russa invadiram a pequena jardineira e conduziram o doutor para dentro da casa do Margarido, que havia “tomado todas”, mas não deixou de ser elegante nas boas vindas, com seu litro de pinga do Varistinho na mão, disse em bom tom:

- Bem-vindo ao cativeiro, Dr. Seixas, e aí anunciou o sequestro.

Daí, em pouco tempo, Dr. da Mula Russa e sua comitiva já estavam se hospedando no Grande Hotel Itaúna.

Nessas alturas, o Tião Secreto, mais o amigo Baiano do Táxi e o fotógrafo Benevides, que chegaram mais do que atrasados lá na Estação, ficaram sabendo, por intermédio do mágico Baratinha, que estava ali, de tocaia, esperando por eles, que o Doutor desembarcou e seguiu com sua comitiva para o hotel.

- Vocês não estavam aqui e como o hotel é ali na esquina, eu mesmo expliquei a eles onde era. Faz uma hora que seguiram para lá. Pela hora, já devem estar dormindo, mas vão lá confirmar a chegada deles ao hotel.

E assim foram, e confirmaram a chegada. Com a noite, bem tarde, foram embora, dando graças a Deus, que estava tudo certo.

No outro dia, o Dr. da Mula Russa e os amigos se prepararam com as roupagens do Dr.Seixas e, em duas viagens, o Baiano do táxi, o fotógrafo Benevides, acompanhados pelo investigador Tião Secreto os levaram até o Hospital...Muita gente na recepção do Dr. Seixas, todos prontos para as boas vindas, a banda de música de Itaúna tocou e o povo cantou o nosso hino. O Jornalista Sebastião Nogueira Gomide, estava de prosa com o amigo e médico Dr. Artur. Assim que terminou o hino de Itaúna e foi anunciada a presença do importante Dr. Seixas à cidade, o Dr. Artur foi indagado pelo jornalista da Folha do Oeste:

- Olha lá, aquele não é o médico seu amigo, este cidadão está parecendo com o Dr. da Mula Russa, é impossível, mas é ele mesmo.

Aí o Dr. Artur pediu a palavra e anunciou para as autoridades que alguma coisa de muito estranho estava acontecendo. Foi então que Dr. da Mula Russa, seus amigos e o cachorrinho Lulu começaram a correr. Como, naquele tempo, a viatura policial de Itaúna para ligar tinha que pegar no toque da manivela e apenas um soldado se encontrava no recinto, a turma do Dr. da Mula Russa deu no pé. Mesmo assim, o Tião Secreto partiu em diligência, a pé, para tentar prendê-los. Mas, assim que chegou à portaria do Hospital, teve que socorrer um senhor mal vestido que dizia ser o tal Dr. Seixas e que tinha sido sequestrado e ficara num cativeiro na casa do Margarido, de onde conseguiu fugir, pois a família tinha “bebido todas” e caíram no sono.

Este é o fim de uma história, onde tudo acabou bem...Depois de tudo isso, a recepção transcorreu normal, o hino de Itaúna foi tocado novamente e Dr. Seixas, já refeito, foi recebido com todas as honras da casa.

No outro dia, a turma do Dr. da Mula Russa tomou uma boa lição do investigador Tião Secreto, e o caso foi arquivado.

Assim, Dr. da Mula Russa ficou mais famoso em Itaúna das Barrancas do Rio São João Acima, Freguesia de Sant’Ana, e primeira cidade Educativa do Mundo, título concedido pela UNESCO & OEA. E Dr. da Mula Russa, na sua vida, além da vida terrena, contínua indacando com tudo e com todos.

Assim é a vida: “pau torto, nasce torto, morre torto e até a cinza é torta”.

Quem quiser conhecer a foto do Dr. da Mula Russa e seus fiéis amigos, façam uma visita ao Museu Municipal de Itaúna, na Praça da Estação.

Osnofa.una@hotmail.com

Afonsinho
Enviado por Afonsinho em 26/03/2012
Código do texto: T3576870
Classificação de conteúdo: seguro